Legislação

Propostas são avanços na modernização das relações do trabalho

Valorização da negociação coletiva, regulamentação da terceirização e reforço de mecanismos de preservação de empregos do PPE são instrumentos importantes para atualizar legislação do trabalho brasileira, diz CNI.

Agência CNI de Notícias/Redação
21/07/2016 13:48
Visualizações: 311

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera que a modernização das relações de trabalho no país é um dos avanços fundamentais para a melhora do ambiente de negócios brasileiro. Na visão da indústria, isso significa atualizar a legislação sob a ótica da economia moderna, dando condições às empresas de competir, crescer e gerar empregos, sem reduzir ou eliminar direitos do trabalhador. Burocracia e regras antiquadas prejudicam empresas e trabalhadores e geram insegurança jurídica e custos desnecessários para o país.

Nesse sentido, as propostas de valorizar a negociação coletiva, de regulamentar a terceirização e de fortalecer mecanismos do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), antecipadas pelo governo federal, nesta quarta-feira (20), são sinal positivo para modernizar as relações de trabalho no Brasil. A seguir, o que pensa a CNI sobre cada uma das eventuais medidas:

VALORIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Consagrada na Constituição Federal e em duas resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ratificadas pelo Brasil, a negociação coletiva é a forma pela qual empresas e trabalhadores, por meio de seus sindicatos, assumem o protagonismo ao formularem condições e rotinas que regerão às próprias vidas, como local e jornada mais flexível, sempre de acordo com as garantias constitucionais e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No entanto, tem sido praxe a anulação judicial de acordos e convenções coletivas legitimamente negociadas entre empresas e sindicatos de trabalhadores, trazendo insegurança para ambas as partes e desestimulando o amadurecimento das relações do trabalho no Brasil.

TERCEIRIZAÇÃO

Nenhuma empresa no mundo ou no Brasil faz tudo sozinha. Para inovar e tornar seu processo de produção mais eficiente, as empresas formam parcerias, cada uma realizando a parte do processo produtivo em que é mais especializada. A terceirização é, dessa forma, um contrato civil entre empresas para a execução de um serviço ou fornecimento de um bem específico.

A regulamentação adequada e equilibrada da terceirização deve colocar regras claras para um modelo de produção consolidado nas cadeias globais de valor, abrindo portas para o florescimento de empresas e para a geração de empregos em atividades típicas da economia do conhecimento. Isso significa, principalmente, trazer segurança às relações de trabalho decorrentes dos contratos entre empresas e, sobretudo, eliminar a distinção entre atividade-meio e atividade-fim, dicotomia de aplicação impossível no mundo moderno.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO EMPREGO (PPE)

O PPE pode contribuir para a recuperação de empresas e auxiliar na retomada de crescimento da economia ao conter a queda do nível de emprego, preservando o poder de compra de parte dos trabalhadores e a manutenção de trabalhadores qualificados.

Um mecanismo permanente que estimule a retenção de mão de obra em tempos de adversidade econômica de empresa ou setor econômico, inclusive, já está previsto na Constituição Federal. Para a CNI, sua aplicação deve ser menos burocrática e deve valorizar a negociação coletiva, reconhecendo esse mecanismo constitucional como um meio de regular condições específicas das relações do trabalho.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13