Meio Ambiente

Projeto Tamar da Petrobras apresenta exposição em Macaé para celebrar 35 anos de parceria

Redação/Agência Petrobras
01/11/2017 15:10
Visualizações: 481

Para celebrar os 35 anos de parceria com o Projeto Tamar, a Petrobras apresenta uma exposição gratuita, de hoje (1) até o próximo sábado (4), no Shopping Macaé. Através de painéis informativos, vídeos, atividades lúdicas e fotos da fauna marinha, a mostra "Tamar e Petrobras 35 anos juntos" contará a evolução das atividades do Tamar desde os anos 80, quando tudo começou, até os dias de hoje. A exposição é gratuita e o funcionamento é das 10h às 22h. A única exceção será dia 2 (quinta-feira), feriado nacional, quando a exposição abrirá ao meio-dia.

"A exibição busca apresentar a importância de atividades como pesquisa e educação em prol da conservação ambiental da biodiversidade marinha. Queremos sensibilizar o público quanto às ameaças e aos desafios para a conservação das tartarugas marinhas, e a proposta é aproximar os visitantes desse ambiente marinho, incentivando-os a embarcar com o Tamar na aventura de proteger as tartarugas", explica o diretor Executivo de Assuntos Corporativos da Petrobras, Hugo Repsold.

Além do Tamar, os projetos Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Albatroz compõem a Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Biomar), que celebra 10 anos em 2017. Todas essas iniciativas são patrocinadas pelo Programa Petrobras Socioambiental com o objetivo de apoiar a conservação da biodiversidade marinha no Brasil. Sua atuação abrange 12 espécies ameaçadas de extinção.

Um balanço das ações realizadas desde 2007 mostrou crescimento da sensibilização de pescadores, das comunidades litorâneas e da população em geral, além da ampliação do conhecimento científico para promover a proteção das espécies. Outro marco importante é que o Projeto Tamar está bem perto de alcançar, em 2017, a marca de 35 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos.

Após Macaé, a mostra seguirá para Vitória (ES) e Santos (SP).

Sobre o Projeto Tamar

Criado em 1980, o Projeto Tamar atua em 26 municípios de nove estados. Guy Marcovaldi, coordenador do projeto, é enfático ao dizer que há muito o que comemorar com o resultado da parceria com a Petrobras. "Os 35 anos de parceria entre a Petrobras, a Fundação Pró-Tamar e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) têm papel fundamental para o alcance consistente dos resultados do projeto”, destaca o coordenador, lembrando que, hoje, das cinco espécies de tartarugas, antes ameaçadas de extinção, há, agora, a tendência de recuperação de quatro delas.

Atuação do Tamar na Bacia de Campos

A área de desova mais ao sul no litoral brasileiro se encontra no litoral norte do Rio de Janeiro, na região da Bacia de Campos, e vem sendo monitorada pelo Tamar desde 1992. Atualmente, durante a temporada de desova, de setembro a março, são monitorados cerca de 31 quilômetros de praias na Bacia de Campos, na base localizada no Farol de São Tomé, no município de Campos dos Goytacazes. A região norte fluminense é uma importante área de desova da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), já que é área mais austral de desova desta espécie no Oceano Atlântico. As atividades abrangem as sub-bases de Farol (FL), Atafona (AT) e São Francisco (SF), localizadas respectivamente nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. São protegidas por ano cerca de 700 desovas por temporada, sendo provavelmente a região com maior número de nascimento de machos no Brasil. Também são desenvolvidas ações de sensibilização ambiental que envolvem pescadores e outros moradores locais, como limpeza de praias e palestras.

Serviço

Exposição "Tamar e Petrobras 35 anos juntos"

Local: Shopping Macaé

Período*: 1º/11 a 4/11, de 10h às 22h (*com exceção do dia 2/11, que será de 12h às 22h)

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13