Oportunidade

Projeto RenovAção comemora a requalificação de 108 trabalhadores

O projeto tem como objetivo requalificar cerca de 3.500 trabalhadores por ano, funcionários e ex-funcionários do corte manual de cana, atividade que está sendo substituída com o avanço da mecanização nas lavouras. A oportunidade de requalificação reforça o comprometimento da cadeia produti

Redação
19/07/2011 18:22
Visualizações: 154
O projeto RenovAção realiza no dia 21 (quinta-feira) a cerimônia de formatura de 108 trabalhadores que concluíram cursos de requalificação profissional para atuar em funções como operadores de colhedora, mecânicos de manutenção automotiva e eletricistas de manutenção automotiva. O projeto tem como objetivo requalificar cerca de 3.500 trabalhadores por ano, funcionários e ex-funcionários do corte manual de cana, atividade que está sendo substituída com o avanço da mecanização nas lavouras.

A entrega dos diplomas será realizada em solenidade no Clube Taquaruçu, em Teodoro Sampaio (SP), tendo como empresa anfitriã a ETH Bioenergia e suas unidades em Conquista do Pontal e Teodoro Sampaio, onde os alunos realizaram os cursos durante os meses de março a maio deste ano. As aulas foram ministradas por professores do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Presidente Prudente.

“Os cursos estão tendo resultados positivos e atingem plenamente os objetivos que havíamos previsto. O sucesso da iniciativa pode ser medido também pelo aproveitamento que os alunos apresentam, a multiplicação que  promovem do conhecimento e da experiência adquiridos nas atividades,” observa Maria Luiza Barbosa, consultora em responsabilidade social corporativa da Unica.

Ela lembra que o RenovAção reforça o comprometimento da cadeia produtiva sucroenergética com os trabalhadores da indústria de cana. A iniciativa também é uma forma de se antecipar às consequências sociais da obrigatoriedade de mecanização da colheita da cana-de-açúcar, em função do compromisso do setor com o governo do estado, assumido no protocolo agroambiental, assinado em 2007. O acordo prevê o fim da colheita manual da cana até 2014 nas áreas mecanizáveis, e até 2017 em todas as áreas de plantio.

O projeto atua em seis das maiores regiões produtoras de cana em  São Paulo: Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Os cursos são selecionados com base nas demandas locais por mão-de-obra e incluem também conceitos de cidadania e estímulos ao empreendedorismo.

“O programa ajuda as indústrias do setor sucroenergético a suprirem suas necessidades de recursos humanos para várias atividades. Além disso, estamos oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal para muitas pessoas, suas famílias e comunidades,” conclui Maria Luiza.

O projeto é coordenado pela União da Indústria de cana-de-açúcar (Unica) e Federação dos Empregados Rurais Assalariados do estado de São Paulo (Feraesp). Tem o patrocínio das empresas John Deere, CASE IH, Syngenta, Fundação Solidaridad - uma das mais importantes organizações internacionais para o apoio ao desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, com sede na Holanda -, além do apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Serviço:

Formatura cursos do Projeto Renovação
Data: 21/07/2011
Horário: de 19h às 22h
Local: Clube Taquaruçu - Rua Manoel Camilo de Carvalho, nº 1, Teodoro Sampaio (SP)
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20