Manaus

Projeto Piatam apresenta resultados de pesquisas sobre a Amazônia

Acontece hoje e amanhã (15 e 16/05), a Oficina de Apresentação de Resultados do Projeto Piatam III, no Diamond Convention Center, em Manaus (AM). O objetivo é apresentar os principais resultados e discutir os avanços do trabalho realizado pelo Projeto Piatam - Potenciais Impactos e Riscos Ambie

Petrobras
15/05/2007 03:00
Visualizações: 144

O Projeto, uma das maiores iniciativas científicas desenvolvidas atualmente na região, é coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pela Petrobras, que também financia a iniciativa juntamente com a Finep. Durante o evento serão lançadas nove publicações que abordam as pesquisas realizadas nas diferentes áreas de atuação do Projeto.

O Projeto Piatam monitora o impacto da produção e do transporte de petróleo na área de atuação da Petrobras entre a Província de Urucu e a Refinaria de Manaus. As atividades do Projeto englobam avaliação de impactos sobre o meio ambiente, preservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e tecnologias voltadas para a melhoria da relação entre as comunidades e o meio ambiente. São alvo do Piatam nove comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Solimões.

Em quatro excursões por ano, uma em cada ciclo hidrológico do rio (cheia, seca, vazante e enchente), o barco com os pesquisadores do Piatam percorre cerca de 400 km ao longo do Solimões. Os dados e amostras coletados são integrados em um sistema de informações georreferenciado, permitindo a criação de mapas de sensibilidade ambiental que podem auxiliar a indústria petrolífera no caso de acidentes.

A Oficina de Apresentação de Resultados deverá contar com a presença de cerca de 400 pesquisadores vinculados à Ufam, Petrobras/Cenpes e instituições parceiras, como Inpa, Coppe/UFRJ e Fucapi.

Pluriatividades

O projeto desenvolve atividades nas áreas de Modelagem, Solos, Liminologia e Hidrologia, Ecologia de Peixes, Ecotoxicologia, Plantas Aquáticas, Flora, Entomologia, Arqueologia, Socioeconomia, Tecnologia da Informação, História do Homem, Doenças Tropicais, Comunicação Design e Multimídia e Gestão.

Grande parte dos resultados de pesquisa apresentados na oficina está incluída em nove livros que o Piatam está lançando simultaneamente ao evento. As publicações poderão servir de base para a construção de políticas públicas para a Região Amazônica, pois ao mostrarem as alterações no ambiente, os dados coletados pelo projeto permitem prever o que vai mudar nos próximos anos. A resenha dos livros pode ser acessada por meio do site do Piatam: http://www.piatam.ufam.edu.br/

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19