Biocombustível

Projeto da Petrobras Biocombustível aumenta produtividade da safra de mamona em 30%

Agência Petrobras
15/01/2015 12:57
Projeto da Petrobras Biocombustível aumenta produtividade da safra de mamona em 30% Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 234

A Petrobras Biocombustível, por meio de convênio com a Embrapa, criou oito núcleos de Unidades de Teste e Demonstração (UTDs) para acompanhar a safra 13/14 de mamona. Implantados nos estados da Bahia e do Ceará, os resultados preliminares coletados na primeira das quatro safras que serão avaliadas neste projeto demonstram a sustentabilidade do cultivo da mamona. Mesmo no semiárido, onde a seca que assolou o país foi ainda mais intensa, as unidades tiveram um ganho de produtividade acima de 30% quando aplicadas as técnicas adequadas, respeitando as características de clima, de solo e a tradição de cultivo de cada localidade.

Cada núcleo de UTD é composto de 21 unidades demonstrativas, sendo uma matriz e 20 filiais instaladas em pequenas propriedades rurais, onde são testadas diferentes tecnologias para o cultivo da mamoneira no semiárido. Nessa primeira safra, foram beneficiados diretamente 155 agricultores e, indiretamente, toda a população de agricultores familiares das comunidades vizinhas às localidades onde as UTDs estão instaladas. O projeto prevê ainda ações que deverão ampliar a difusão desse conhecimento aos produtores de mamona do semiárido, com meta de implantação de 966 unidades nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí até a safra 2016/17.

As Unidades de Teste e Demonstração implementadas pela Petrobras Biocombustível têm garantido ao agricultor familiar qualificação técnica com aumento de produtividade e renda. Para a companhia, o benefício está no maior volume de grãos disponibilizados naquela região para abastecer o negócio e para a manutenção do Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário pela inclusão da agricultura familiar na produção de oleaginosas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19