Indústria Naval

Projeto básico da P-57 será concluído em 11 de fevereiro

Técnicos do Cenpes, Chemtech, Kromav e Aker Kvaerner Engineering & Technology Brasil iniciaram os trabalhos há um ano. A FPSO será a maior unidade de produção de óleo pesado em águas profundas do mundo.

Redação
27/01/2006 02:00
Visualizações: 57

A equipe encarregada da elaboração do projeto básico (Front End Engineering Design – FEED) da FPSO-BR P-57, anunciará a conclusão dos seus trabalhos em 11 de fevereiro. O grupo é formado por técnicos do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), das empresas brasileiras Chemtech e Kromav e pela norueguesa Aker Kvaerner – por meio de sua divisão brasileira, Aker Kvaerner Engineering & Technology Brasil –, e foi constituída em fevereiro de 2005.

A FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) P-57 será a maior instalação de produção de óleo pesado em águas profundas do mundo, com capacidade para 180.000 barris por dia, e irá operar no campo de Jubarte (Espírito Santo). O trabalho a ser apresentado pela equipe de técnicos constituirá a documentação técnica de suporte ao edital de licitação da concorrência que definirá seus construtores.

Esta é a primeira vez que o Cenpes trabalha no esquema de força-tarefa em um empreendimento deste porte e com uma equipe alocada em outra empresa.
Os projetistas e engenheiros das três empresas do consórcio e do Cenpes desenvolveram o projeto básico nas instalações da Chemtech e, de forma inédita, o trabalho foi elaborado com quase 100% de conteúdo nacional de mão-de-obra de engenharia. Para celebrar essa conquista, a Chemtech realizará uma festa de encerramento do trabalho, que contará com a participação de representantes dos demais integrantes do grupo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19