Mercado

ProInter recebe missão italiana do setor de petróleo e gás no Rio

Integrantes do programa de internacionalização do Sebrae participam da rodada de negócios. O objetivo da missão empresarial é prospectar as oportunidades bilaterais de negócios, por meio de parcerias industriais e comerciais com empresários brasileiros de setores como petróleo e gás, naval,

Redação
19/07/2011 17:33
Visualizações: 230
O ProInter P&G (Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás), do SEBRAE-RJ, recebe esta semana uma missão de empresas italianas da Lombardia - a dinâmica região do norte da Itália, onde fica Milão, e considerada um dos quatro “motores” da Europa.  Hoje (19), haverá uma rodada de negócios no centro do Rio de Janeiro, estado com maior produção de petróleo e gás do país.
 
O objetivo da missão empresarial é prospectar as oportunidades bilaterais de negócios, por meio de parcerias industriais e comerciais com empresários brasileiros de setores como petróleo e gás, naval, metal mecânico, siderúrgico, energia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).
 
É a primeira vez que esse grupo de empresários da Itália está em contato com o ProInter P&G. Organizada pela Promos (empresa especial da Câmara de Comércio de Milão para atividades internacionais), pelo CESTEC (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico, Energia e Competitividade) e pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, a iniciativa conta com o apoio da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e do SEBRAE-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Preparo leva a resultados melhores

“O empresário que vai para uma rodada de negócios internacional deve estar bem preparado para isso. O ProInter apresenta o conceito de internacionalização, que envolve pensamento estratégico, e incentiva a troca de tecnologia entre países. Todos os empresários selecionados pelo programa recebem capacitação e consultorias para negociar e atuar de forma competitiva”, explica a coordenadora do programa, Miriam Ferraz.

Com papel de fomentador, o ProInter foi lançado em 2009, e já gerou aumento médio na ordem de 244% no faturamento bruto anual relativo às atividades de exportação das empresas participantes. Todas ficam com eles por um ano, no Rio ou em Macaé, para só então poder participar de missões comerciais, com rodadas de negócios, por exemplo. A ideia é que elas renasçam com status de empresa de classe internacional.

Como participar do ProInter P&G

Voltado para pequenas empresas das áreas de petróleo e gás, naval, metal mecânico, siderúrgico, energia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), o ProInter (Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás) oferece cursos de capacitação, consultoria de especialistas no assunto, além de organizar missões empresariais ao exterior. Os empresários interessados em participar do processo seletivo podem entrar em contato pelo e-mail: prointer@prointer-pg.com.br.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13