Prominp

Programa já tem nova regra para concessão de crédito

Candidato a crédito do BNDES terá que construir pelo menos 60% do equipamento para indústrias naval e petrolífera no Brasil. O mesmo critério valerá para fornecedores de serviços, diz executivo do banco oficial de fomento.


14/06/2004 03:00
Visualizações: 16
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) já definiu algumas das regras que vão orientar os financiamentos para a indústria de equipamentos e serviços dos setores petrolífero e naval. O superintendente de Infra-estrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Cavalcante, revelou que a instituição só deverá liberar crédito para equipamentos que tenham 60% de conteúdo provenientes do Brasil.
O mesmo critério, segundo ele, valerá para os serviços. Nesses dois casos, prevalecerá o conceito de empresa nacional expresso na Constituição Federal, que inclui não só corporações de capital nacional, mas também indústrias de capital estrangeiro instaladas no Brasil. O BNDES coordena os trabalhos de uma das comissões do Prominp, o programa voltado para o aumento da competitividade da indústria nacional de equipamentos e serviços.
Segundo Cavalcante, o Ministério de Minas e Energia recebeu nos últimos dias as sugestões discutidas no âmbito desse grupo de trabalho. Para se tornar oficial, a nova regra de financiamento deverá receber a chancela da ministra Dilma Rousseff. Na prática, porém, esse critério não representa novidade, uma vez que já é adotado pelos comitês de análise de crédito da Finame, o órgão do banco voltado para o financiamento de máquinas e equipamentos.
O superintendente do BNDES acrescentou que, para ter direito a crédito do banco, os fornecedores de máquinas e peças para as indústrias naval e petrolífera precisarão estar inscritos na Finame. Tal fato, segundo especialistas do setor, só confirma a percepção de que as novas regras não demandarão grandes alterações nos atuais modelos de crédito oficial do país.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20