Dia Mundial da Água

Programa brasileiro é escolhido pela ONU como melhor prática de gestão da água

Redação / Assessoria
23/03/2015 13:45
Programa brasileiro é escolhido pela ONU como melhor prática de gestão da água Imagem: Itaipu Binacional Visualizações: 361 (0) (0) (0) (0)

Uma iniciativa brasileira foi apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a melhor política de gestão de recursos hídricos no planeta. É o programa Cultivando Água Boa (CAB), desenvolvido pela Itaipu Binacional e mais de dois mil parceiros na Bacia do Paraná 3, na região Oeste do Paraná.

O anúncio da premiação foi feito no dia 20 de Março, na Índia, pela ONU Água. O programa da Itaipu concorreu com 40 práticas de todo o mundo e obteve o 1º lugar na categoria “Melhores práticas em gestão da água” do Prêmio Water for Life 2015. Outras 25 práticas concorreram na categoria "Melhores práticas de participação pública, educativas, de comunicação e/ou de sensibilização". A premiação, concedida pela ONU-Água, será entregue na sede da ONU, em Nova York, no próximo dia 30 de março.

Avaliação

O comitê avaliador reuniu especialistas em meio ambiente, água e desenvolvimento sustentável. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, o significado desse prêmio transcende todas as premiações nacionais e internacionais já recebidas pelo Programa Cultivando Água Boa, pois traz o incontrastável peso e credibilidade da ONU. “É um reconhecimento que se estende aos mais de dois mil parceiros da iniciativa, pois se trata de um programa participativo, no qual a responsabilidade é assumida e compartilhada por todos os atores sociais da bacia hidrográfica. É esse o grande diferencial do programa, que vem contribuindo para uma constante melhoria das condições ambientais da região”.

Cultivando Água Boa

O Programa Cultivando Água Boa reúne um conjunto de diversas ações socioambientais da Itaipu e parceiros, executadas nos 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná – Parte 3 (BP3), no Oeste do Paraná. Em cada município, há um comitê gestor, com forte participação popular, uma das principais características do CAB.

O programa se fundamenta na gestão integrada de bacias hidrográficas e atua por bacia, sub-bacia e microbacia, visando garantir a quantidade e a qualidade das águas e, também, a sustentabilidade do território, com visão sistêmica e holística da relação do homem com o meio onde vive.

Resultados

Entre as principais ações do programa, está a recuperação de microbacias hidrográficas, com ênfase na proteção de nascentes, recomposição de matas ciliares, conservação de solos, estradas readequadas, instalação de abastecedouros comunitários da água e implantação de cisternas para o reuso da água, além de atuar na promoção de sistemas de produção e consumo mais sustentáveis, com novos arranjos produtivos locais. Hoje, graças ao incentivo dado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar à aquisição direta, 60% dos alimentos oferecidos nas escolas municipais dos 29 municípios são produzidos por agricultores familiares da região.

A inclusão social e produtiva de segmentos vulneráveis alcança comunidades indígenas, pescadores, quilombolas, catadores de recicláveis, jovens e pequenos produtores. Há uma forte ação educacional e ampla construção de uma cultura da água, com ênfase em seus usos múltiplos, dentre os quais se destacam o abastecimento das cidades, a geração de energia, a produção de alimentos e a sustentação dos ecossistemas.

Passada mais de uma década após o início da sua implantação na BP3 (uma região com aproximadamente um milhão de habitantes e 800 mil hectares de área), o programa já está em estado avançado em aproximadamente 30% desse território, resultando em 206 microbacias hidrográficas recuperadas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.