Rio Pipeline 2013

Programa ajuda a planejar carreira no setor de óleo e gás

Programação inclui palestras sobre planejamento de carreira, qualificação profissional e o mercado de óleo e gás.

Redação TN/ Ascom Rio Pipeline
25/09/2013 18:45
Programa ajuda a planejar carreira no setor de óleo e gás Imagem: IBP/ Somafoto Visualizações: 171

Uma boa colocação no mercado depende de uma formação de excelência, de uma eficiente rede de relacionamento e da capacidade do profissional de identificar as boas oportunidades no mercado. Por essas razões, o Instituto Brasileiro de Petróleo,  Gás e Biocombustíveis (IBP) e o Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) promovem o programa Profissional do Futuro durante a Rio Pipeline 2013, que acontece até amanhã no Centro de Convenções SulAmérica.

A programação, que inclui palestras sobre planejamento de carreira, qualificação profissional e o mercado de óleo e gás, além de visita à feira, foi montada para dar aos jovens de universidades e centros tecnológicos a oportunidade de conhecer mais sobre o setor, além da possibilidade de fazer networking. “O IBP quer melhorar a eficiência profissional ao trazer às universidades e trabalhadores conhecimentos que nem sempre estão disponíveis. A visita à feira não pode ser só um percurso pelos estandes”, ressalta Alfredo Laufer, diretor do CEU.

O Profissional do Futuro, que acontece desde 2002 na Rio Oil & Gas, foi incorporado à Rio Pipeline e reuniu para esta edição 400 jovens de 14 universidades e centros tecnológicos. O coordenador do Comitê Jovem do IBP, Victor Alves, alertou os estudantes para que não foquem a carreira apenas na ansiedade de chegar a uma grande companhia.

“Trajetória profissional não se limita a grandes empresas, mas passa também por iniciativas próprias e pelas associações ou grupos dos quais o profissional faz parte. A esperança não pode ser uma idéia passiva. É preciso correr atrás dos objetivos e buscar grupos de interesse que desenvolvam seu networking”, explica Alves, que montou um blog com informações sobre o segmento de óleo e gás, o TechnoPeG, até ser descoberto e ter a primeira oportunidade na área.

Na mesma linha, o presidente da Divisão de Dutos da ASME (Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos), Taylor Shie, ressaltou que há uma saturação na área, com muitos profissionais experientes prestes a se aposentar e nem sempre com substitutos à altura. “Quando um trabalhador se aposenta, perde-se também o conhecimento técnico e o histórico dos equipamentos. Por isso, a ASME promove o encontro entre engenheiros jovens e experientes, para ter pessoas mais qualificadas desde cedo. São 10 mil pessoas treinadas por ano com essa finalidade”, explica Shie.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20