Bacia de Campos

Produção no pré-sal começa este mês

Agência Estado
01/08/2008 08:27
Visualizações: 175

A Petrobras inicia, ainda este mês, a produção do primeiro poço abaixo da camada de sal no País, no campo de Jubarte, no norte da Bacia de Campos. O primeiro óleo do pré-sal está previsto para o próximo dia 12, segundo fontes envolvidas no projeto, e será extraído pela plataforma P-34, já instalada no campo. No início de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar a embarcação, em cerimônia para comemorar o feito.

 

Jubarte está em produção desde o final de 2002, mas pesquisas recentes feitas pela Petrobras encontraram uma jazida de petróleo de boa qualidade abaixo do sal. Para agilizar a produção, a companhia decidiu conectar o poço descobridor à P-34, que passou por adaptações para receber óleo leve - o petróleo de Jubarte é do tipo pesado, que tem menor valor comercial por produzir menos combustíveis considerados nobres, como diesel e querosene de aviação.

 

A adaptação da P-34, que está em Jubarte desde 2006, já foi concluída e a conexão do poço deve ocorrer nos próximos dias. O início da produção no pré-sal na região vai ajudar a Petrobras a entender o funcionamento dos reservatórios, em um teste para o desenvolvimento dos campos gigantes descobertos na Bacia de Santos.

 

A P-34 tem capacidade para produzir 60 mil barris de petróleo por dia, mas o poço do pré-sal deve extrair entre 10 mil e 15 mil barris por dia. O projeto de desenvolvimento de Jubarte prevê ainda a instalação de uma segunda plataforma, a P-57, com capacidade para 180 mil barris por dia. A unidade, já em fase de licitações, deve iniciar as operações em 2011.

 

O campo de Jubarte faz parte de uma província petrolífera batizada pela estatal de Parque das Baleias, que fica em frente ao litoral sul do Espírito Santo. Descoberta em 2002, a área tinha, na época reservas estimadas em cerca de 1 bilhão de barris de óleo equivalente (somado ao gás). Recentemente, a Petrobras redirecionou o trabalho exploratório na área, com o objetivo de comprovar a existência de reservas abaixo do sal.

 

Vizinho a Jubarte, o campo de Cachalote entra em operação em outubro, também com a produção de reservas do pré-sal. Segundo a estatal, a produção será feita, inicialmente, pelo navio-plataforma Seillean.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19