Indicadores

Produção industrial de setembro deste ano cresce 9,5%, diz o Ipea

A produção industrial de setembro de 2008 cresceu 9,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta o indicador da PIM (Produção Industrial Mensal), documento produzido pelo Ipea. Todos os indicadores setoriais apresentaram crescimento.

IPEA
24/10/2008 11:47
Visualizações: 36

Em setembro, todos os indicadores setoriais utilizados pelo indicador da PIM apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Na margem, os resultados foram mais heterogêneos. De acordo com o indicador, é esperado que a produção industrial cresça 9,5% na comparação interanual, com uma elevação de 1,4% na margem.

 

É possível destacar, dentre os indicadores setoriais, o recuo da produção de veículos na comparação com agosto, já descontados os efeitos sazonais. Parte desta queda pode ser explicada pelas greves de funcionários nas montadoras e autopeças ocorridas em virtude de reivindicações salariais.

 

Além disso, desde o mês de junho, quando a produção cresceu expressivos 5% na margem, o setor vem passando por um processo de leve acomodação. Mesmo assim, a produção registrou um avanço de 18% sobre setembro de 2007, acumulando um crescimento de 20% nos primeiros nove meses de 2008.

 

O fluxo de veículos pesados apresentou forte recuperação na margem, registrando aumento de 3% após dois meses consecutivos de queda. O mesmo ocorreu com a produção de papelão que, após uma queda de 3% em agosto, registrou variação positiva de 0,8% em setembro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20