Venezuela

Produção de petróleo da Venezuela se recupera para 1,9 mi de barris por dia, diz ministro

Reuters, 15/01/2018
15/01/2018 20:58
Visualizações: 97

A produção de petróleo da Venezuela aumentou para quase 1,9 milhão de barris por dia após atingir uma mínima histórica no ano passado, informou o ministro de Petróleo do país e chefe da petrolífera estatal PDVSA, Manuel Quevedo, que prometeu elevar a produção a mais de 2,4 milhões de barris por dia em 2018.

O país, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), passa por uma crise econômica, com milhares de pessoas sofrendo com a escassez de alimentos e remédios. Cerca de 95 por cento da receita de exportação da Venezuela é oriunda do petróleo, mas a produção caiu significativamente nos últimos anos.

"O ano de 2018 será de recuperação, após tocarmos uma mínima histórica. Agora estamos em 1,9 milhão de barris de petróleo por dia, graças aos trabalhadores", afirmou Quevedo em entrevista na TV.

Ele deu poucos detalhes, concentrando-se em metas gerais como erradicar a corrupção e colocar o poder nas mãos dos trabalhadores como forma de recuperar a indústria de petróleo da Venezuela.

A Venezuela disse à Opep que produziu 1,834 milhão de barris por dia em novembro, o volume mais baixo para o ano até agora. Quevedo sinalizou que o número de dezembro, a ser divulhado pela Opep na quinta-feira, seria maior.

Analistas, contudo, esperam que o declínio acentuado na produção continue, dada a crise econômica do país.

Quevedo culpa as sanções norte-americanas e a corrupção pelos problemas, ecoando o presidente Nicolás Maduro, que diz que a Venezuela sofre de uma "guerra econômica" travada por Washington.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.