Energia

Produção de Itaipu deverá ser 7,7% menor

DCI
16/11/2010 12:06
Visualizações: 116
O diretor brasileiro da hidroelétrica de Itaipu, Jorge Samek, estimou na sexta-feira que a produção da usina deverá ficar entre 82 e 84 milhões de megawatts-hora (MWh) este ano. Se essa previsão se confirmar, será uma queda de pelo menos 7,7% em comparação ao ano passado, quando foi registrada a geração de 91 milhões de MWh.


Essa queda de produção, esclareceu o executivo, se deu em função da demanda do Operador Nacional do Sistema (ONS), que exigiu menos da central que está localizada em Foz do Iguaçu (PR) porque choveu muito e havia água sobrando em outros reservatórios. Além disso, Itaipu possui o compromisso de fornecer 75 milhões de MWh ao ano.


O executivo disse que a importância de Itaipu para o Brasil será cada vez menor; atualmente a usina corresponde a cerca de 10% de toda a capacidade instalada no Brasil. Ele citou que há 800 projetos em construção entre pequenas centrais hidroelétricas e usinas de pequeno, médio e grande porte, como as do rio Madeira (mais de 6 mil MW) e de Belo Monte (11,233 mil MW) que será a segunda maior do Brasil e a terceira do mundo.


Leilão


Pelos planos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esse número de projetos aumentará. O órgão votará hoje o edital do leilão A-5, que está marcado para o dia 17 de dezembro. A perspectiva é de que, além de 17 PCHs, apenas 5 hidroelétricas participem do certame, diferentemente do que previa a EPE, que cadastrou 10 empreendimentos.


A usina de Itaipu deverá produzir entre 82 e 84 milhões de megawatts-hora em 2010. O valor médio representa uma queda de pelo menos 7,7% em comparação ao do ano passado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13