Siderurgia

Produção de aço deve crescer 1%

Jornal do Commercio
10/12/2008 04:54
Visualizações: 30

A indústria siderúrgica vai produzir 2 milhões de toneladas de aço bruto a menos em razão da crise econômica que o país enfrenta neste trimestre. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), a previsão do setor em agosto - antes da eclosão da crise financeira internacional - era produzir 36,2 milhões de toneladas de aço bruto no ano, expansão de 7,4% sobre os volumes de 2007. A nova projeção para fechamento do ano é a de um modesto crescimento de 1,1% em 2008. De janeiro a dezembro, a produção deve atingir a marca de 34,1 milhões de toneladas.

 

Ainda segundo previsões preliminares do IBS, a produção de laminados (aços planos e longos) vai cair 4,4% e atingir 24,8 milhões de toneladas no fechamento do ano. Segundo Marco Polo de Mello Lopes, vice-presidente-executivo do IBS, o mercado de aços longos, formado majoritariamente pela construção civil, deve registrar um ligeiro aumento de 2%, mas o de aços planos, insumo para a construção naval e para a indústria automobilística, deve cair 8%.

 

São duas as razões para essa queda: a paralisação de um alto-forno da CSN no início do ano e a crise financeira que avança sobre a economia real. O consumo aparente (vendas internas, mais importação e menos exportações) será positivo no Brasil este ano. O crescimento será de 10,6% na projeção do IBS, o que significa o consumo de 24,3 milhões. O problema é saber o apetite da economia brasileira em 2009. Com tudo isso, a forte confiança vista no início do ano deu lugar a um nível inédito de incertezas sobre os investimentos.

 


Os US$ 40 bilhões previstos até 2013 (o que elevaria a capacidade em mais 15 milhões de toneladas) podem ser ainda cancelados ou adiados. “Todo mundo está revendo os projetos. Havia uma expectativa de expansão da capacidade para atender a uma demanda. A dúvida é saber se haverá essa demanda. Ninguém vai expandir capacidade se não tem para quem vender”, disse Lopes.

 

O IBS avalia que o Brasil ainda tem um trunfo: o mercado interno. O problema é saber se haverá estímulos ao consumo, mais crédito para consumidor e efetivo investimento no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

No curto prazo, o instituto teme a importação de aço chinês para a América Latina. A entidade endossou recentemente um alerta do Instituto Latino-Americano de Ferro e Aço aos governos da região para o risco de uma invasão de produtos siderúrgicos chineses. A redução do ritmo de crescimento da China pode gerar excedentes de aço, muito além dos 50 milhões de toneladas vendidos hoje no mundo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13