acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Petrobras

Produção aumentou em relação ao ano passado

14/05/2004 | 00h00

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil e no exterior em barris de óleo equivalente (BOE) em abril foi de 1,9 milhões barris/dia,  indicando um aumento de 5,7% em relação a abril de 2003. Comparado com o volume produzido no mês passado, houve uma  redução de 1,2% em função de parada para manutenção e reparos em duas plataformas.
Considerando apenas os campos nacionais, a produção de óleo e gás chegou a 1,7 milhões de barris (BOE) diários, com um aumento de 1,3% em relação ao mesmo mês de 2003 e uma redução de 4,9% em relação a março de 2004.
Nesta mesma unidade (BOE) a produção de óleo e gás natural, proveniente dos oito países onde a Petrobras mantém ativos de produção, chegou a 267 mil barris por dia em março, mantendo-se no mesmo nível do mês anterior. Em relação ao volume produzido em abril de 2003 registrou-se um aumento de 280%, em razão da incorporação dos ativos de produção da Petrobras Energia S.A. (ex-Perez Companc), na América Latina (Argentina, Peru, Equador e Venezuela).
A produção média de óleo e LGN, no mês abril de 2004, foi de 1.463 mil bpd, 2% menor do que o volume produzido do mês de março (1,4 milhões bpd). As principais razões para a diferença acima foram: atraso no retorno à operação da parada programada do navio Seillean (piloto de produção do campo de Jurbarte) e problemas operacionais na plataforma P-37 do campo de Marlim.
A produção média de petróleo da Petrobrás no primeiro quadrimestre de 2004 se manteve praticamente inalterada com relação à média de todo o ano de 2003. No ano passado a produção da Petrobrás ficou em 1,7 milhões de barris por dia (bpd) de óleo e gás natural liquefeito (LGN). Tomando como base abril de 2004, a Petrobras produziu aproximadamente 1,6 milhões bpd de óleo e LGN. As cifras consideram a produção nacional e internacional da companhia.
A produção média nacional de gás natural excluindo o volume liquefeito, no mês de abril de 2004 foi praticamente igual ao valor de março, ao redor dos 42 milhões de m³ por dia (MMm³/d). A média de produção nacional no primeiro quadrimestre de 2004 foi de 41,6 MMm³/d. A produção internacional de gás liqüefeito no primeiro quadrimestre de 2004 foi de 15,6 MMm³/d, mais de 1 milhão de barris por dia a mais do que a média de todo o ano de 2003, quando a produção internacional de gás ficou em aproximadamente 14 MMm³/d. Em 2003 a produção total de gás natural sem o volume liqüefeito foi de cerca de 54,3 MMm³/d, no primeiro quadrimestre de 2004, o volume aumentou para 57,3 MMm³/d.



Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar