China

Processamento de petróleo da China em outubro sobe para 2° maior nível registrado

Reuters, 14/11/2017
14/11/2017 19:28
Visualizações: 173

As refinarias da China elevaram o processamento de petróleo para perto de níveis recorde em outubro, conforme as margens de refino subiram após o órgão de planejamento estatal do país aumentar preços para gasolina e diesel nas bombas.

Também houve alta no mês passado, segundo dados do escritório de estatísticas da China nesta terça-feira, na produção de gás natural do país, que saltou 15 por cento, para máxima em sete meses, após grandes petroleiras elevarem a produção para atender à crescente demanda de inverno gerada por restrições de Pequim ao uso de carvão para aquecimento.

Os dados mostram que o processamento de petróleo subiu 7,4 por cento em outubro, para 50,51 milhões de toneladas, ou 11,89 milhões de barris por dia (bpd) em uma base diária, embora abaixo do ritmo recorde de 12 milhões de bpd em setembro.

Nos primeiros dez meses do ano, a produção das refinarias cresceu 5 por cento ante o mesmo período do ano anterior, para 468,92 milhões de toneladas, ou 11,26 milhões de bpd.

"O rendimento aumentou fortemente uma vez que as refinarias esperam que as margens fiquem firmes, com o governo elevando os preços de varejo dos combustíveis em paralelo às altas no mercado de petróleo", disse o diretor sênior da SIA Energy em Pequim, Seng-Yick Tee.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) elevou tanto os preços da gasolina quanto do diesel em 150 iuanes (22,60 dólares) por tonelada em 2 de novembro, a segunda alta em dois meses. A comissão deve ajustar os preços de varejo novamente em 16 de novembro, e analistas e previsões de refinarias apontam para uma nova alta significativa nos preços.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13