Indústria 4.0

Principais desafios da Indústria 4.0 para a política industrial do Brasil

Redação/Assessoria CNI
13/09/2018 14:46
Visualizações: 230

A 4ª Revolução Industrial desperta, ao mesmo tempo, fascínio e questionamentos acerca das consequências desse fenômeno para a economia e a sociedade. Por isso, o GMIS Connect Brazil reuniu, na última terça-feira (11/09), em São Paulo, membros do governo, acadêmicos, empresários e especialistas, a fim de discutir os impactos e os desafios da Indústria 4.0 para a política industrial. O evento foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Global Manufacturing and Industrialization Summit (GMIS) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), na sede da TOTVS. Entre os temas do fórum estavam os efeitos da inteligência artificial nos empregos e a relação entre Indústria 4.0 e proteção de dados.

O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, fez a abertura do evento e destacou a importância da 4ª Revolução Industrial para o Brasil. “A Indústria 4.0 é uma oportunidade gigantesca para o país, ainda que apresente desafios para os setores público e privado”. Segundo Abijaodi, nesse cenário, é preciso levar em consideração a heterogeneidade da indústria brasileira, mas, também, o potencial das empresas nacionais para integrarem esse processo. “O parque industrial brasileiro mostra que a tarefa é possível, mas há urgência. E a capacidade de a indústria brasileira competir internacionalmente dependerá de nossos esforços”.

No mesmo sentido, o diretor-geral e membro do Comitê Organizador do GMIS, Namir Hourani, afirmou que a 4ª Revolução Industrial é complexa. “Precisamos entender qual é o impacto disso para nós, para o mundo e para as organizações. E nós estamos convidando as pessoas a refletir e a entender esse movimento global”.

Na sequência, Carlos Magariños, ex-diretor geral da UNIDO e Embaixador da Argentina para o Brasil, falou sobre inovação industrial, indústria 4.0 e o futuro do desenvolvimento industrial na América Latina. Segundo Magariños, é preciso assegurar a difusão do conhecimento das tecnologias que compõem a Indústria 4.0. “É difícil entender a 4ª Revolução Industrial porque está baseada em diversas tecnologias, não apenas em uma. E são tecnologias convergentes que mudam a estrutura da produção industrial e o consumo”.

Ao traçar um panorama do mercado diante da adoção das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, o diretor da PwC Brasil, Rodrigo Damiano, por sua vez, evidenciou que o sucesso da implementação da Indústria 4.0 está atrelado a uma força de trabalho bem treinada. “A Indústria 4.0 vai trazer novas posições de trabalho e novos empregos. Mas isso vai demandar novas capacitações e habilidades dos profissionais”.

Indústria 4.0 e Política Industrial

No primeiro painel do GMIS Connect Brazil, João Emilio Gonçalves, gerente-executivo de Política Industrial da CNI e moderador do debate inicial, questionou os participantes sobre como esse fenômeno desafia o país na formulação de políticas públicas e lembrou os impactos esperados da Indústria 4.0 na economia, na produção industrial e no consumo.

Para José Borges Frias, diretor de Estratégia e Business Excellence da Siemens Brasil, a velocidade do avanço das inovações compõe um desses desafios. “Uma das questões nesse sentido é a rapidez com a qual temos que nos adaptar a esse processo”. Outro desafio para as empresas, de acordo com ele, é a adequação a novos modelos de negócios, já que a digitalização permite a entrada em outros mercados.

No que tange ao papel do Estado no cenário de adoção de tecnologias da Indústria 4.0, Andrea Macera, secretária substituta de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), considera que o Estado deve ser “facilitador e coordenador desse processo”. “É preciso desenhar uma política industrial que seja catalisadora de uma transformação industrial para acompanharmos todos esses avanços tecnológicos”.

Macera também defende mudanças educacionais que possibilitem a formação de mão de obra qualificada para trabalhar nesse contexto e o estabelecimento de uma parceria público-privada. “Deve ser criado um ambiente regulatório adequado e ágil para acompanharmos os desafios impostos por essa nova revolução tecnológica”. No mesmo painel, Ana Cristina Rodrigues da Costa, chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES, diz que, “quando falamos em Indústria 4.0, estamos voltando a pensar no quanto a indústria é importante”.

Inteligência Artificial e empregos

Quando o assunto é Inteligência Artificial – uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 – vem à tona o debate sobre a necessidade de profissionais qualificados para trabalharem com esses sistemas. Para o Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Glauco Arbix, a Inteligência Artificial ocupa um lugar preponderante na 4ª Revolução Industrial, e lembra a importância de se investir em recursos humanos para acompanharem tecnologias como essa. “Não se faz inovação sem pessoas. São as pessoas que criam as inovações. Então, é preciso pensar na formação de pessoas, e com qualificação”.

Por sua vez, Laercio Cosentino, CEO da TOTVS, explica que a Inteligência Artificial é um caminho sem retorno, e uma tecnologia revolucionária para a gestão dentro das empresas. “É necessário haver um esforço no Brasil para sermos, não apenas usuários de tecnologia, mas também, produtores de tecnologia, e isso demanda investimento em capacitação”.

Fabio Rua, diretor na IBM América Latina, reforça que o mercado brasileiro é carente de mão de obra técnica e ressalta os problemas do país na capacitação de profissionais. “Os cursos técnicos vão ajudar no preenchimento de vagas de emprego e fazer com que o mercado cresça para dar conta desses desafios que a Indústria 4.0 impõe”. Rua explica, também, que acredita no modelo de Inteligência Artificial e na adequação do mercado a uma tecnologia tão relevante para o desenvolvimento da indústria. “A Inteligência Artificial vem para revolucionar a maneira como vivemos: a saúde, a educação, o sistema financeiro e os governos”.

Ainda no segundo painel do evento, Luciano Souza, diretor na Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC, frisa a importância da articulação de diferentes atores nesse contexto. “Se a gente não tiver coordenação entre governo, academia e empresariado, a gente não consegue avançar em uma agenda tão complexa”, diz.

Regulação e Indústria 4.0

Como as tecnologias da Indústria 4.0 aumentam o fluxo e o tratamento de dados, os especialistas do terceiro e último painel do GMIS Connect Brazil falaram sobre privacidade e a Lei Geral de Proteção de Dados. “Há uma tendência mundial sobre a questão dos direitos de privacidade. A proteção de dados gera confiança no usuário. Quando o usuário sabe que os seus dados estão protegidos, ele tende a confiar mais nas plataformas digitais”, afirma Juliana Araujo, sócia no K&L Gates LLP.

O diretor de Relações Institucionais da Telefonica/VIVO, Enylson Camolesi, também considera importante a existência de uma legislação nesse sentido e diz que “estamos no meio de um novo redesenho da economia digital”. “Uma nova ética de dados deve surgir na economia nos próximos anos. Hoje em dia, se fala em venda de dados. Daqui a alguns anos, pode ser que estejamos falando sobre vender privacidade”, diz Enylson Camolesi.

Sobre o GMIS

Em entrevista para a Agência CNI de Notícias, o diretor-geral e membro do Comitê Organizador do GMIS, Namir Hourani, explica que o evento é um ponto de partida para as discussões que serão a base das conferências do GMIS, que acontecem a cada dois anos. “De fato, quisemos construir uma plataforma que pudesse reunir atores relevantes para discutir o desenvolvimento industrial. E isso está mudando, especialmente agora, com a 4ª Revolução Industrial. Nossa parceria com a CNI acaba envolvendo outras organizações do setor e convidando líderes a participarem do diálogo”.

A primeira conferência do GMIS ocorreu no ano passado, em Abu Dhabi. A próxima será em julho de 2019, em Ecaterimburgo, na Rússia. “Estamos muito animados com a edição do ano que vem. Será ainda maior e melhor do que a primeira. São eventos que nos conectam com as indústrias locais e que não se limitam às empresas grandes, mas se estendem também às médias, pequenas e às startups”.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13