Energia

Primeiros leilões de geração de 2011 acontecem nos dias 17 e 18 de agosto

Redação/ Agências
05/07/2011 15:05
Visualizações: 130
O governo federal publicou nota no Diário Oficial da União (DOU) que estabelece as datas dos primeiros leilões de energia deste ano. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o certame de Energia Nova A-3 (para empreendimentos que entram em operação em 2014) e de Reserva estão agendados para os dias 17 e 18 de agosto. Os leilões estavam inicialmente marcados para julho, mas o volume de projetos cadastrados surpreendeu o governo e atrasou o cronograma por conta da necessidade de análise pela EPE.

De acordo com a portaria do Ministério de Minas e Energia, no primeiro dia será realizado o Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominado Leilão A-3. O início do suprimento está previsto para março de 2014, e concorrem 30 projetos termoelétricos a gás natural somando 10,871 mil MW de capacidade instalada. Além dessa fonte estão na disputa a ampliação da usina de Jirau que poderá colocar 450 MW de energia no mercado cativo, outros 725 MW originados de Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs), termoelétricas a biomassa e parques eólicos. Somados são 582 projetos cadastrados para 27,561 mil MW de potência instalada.

Já no dia 18 de agosto, o Leilão destina-se à contratação de energia de reserva, por meio do Leilão de Reserva, de 2011. A data limite para o início de suprimento de energia elétrica para os vendedores nesse certame é 1º de julho de 2014. Este leilão será disputado exclusivamente pelos empreedimentos voltados para as fontes eólica e biomassa. Segundo o levantamento da EPE, estão cadastrados para estas fontes projetos que somam mais de 15 mil MW em capacidade instalada.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13