Gasoduto

Primeiro trecho no Nordeste ganha licença prévia

Ambiente Brasil
13/12/2004 02:00
Visualizações: 235

O Gasoduto Carmópolis-Pilar, de 177 quilômetros de extensão, entre Sergipe e Alagoas, passou pelo primeiro teste do Ibama: ganhou, nesta sexta-feira (10/12), a licença prévia.
O Ibama atestou que a obra é viável do ponto de vista ambiental e a Petrobras tem sinal verde para desenvolver o projeto da obra orçada em US$ 129,2 milhões.  
A licença vai para o primeiro trecho, a partir da Bahia, do projeto de ligação da malha de gasodutos do Sudeste ao Nordeste (Gasene). A construção do gasoduto é indispensável para atender ao aumento de demanda de gás natural por parte das termoelétricas no Nordeste.
O coordenador de Licenciamento Ambiental do Setor de Energia do Ibama, Paulo Roberto Ribeiro Arruda, estima que em menos de um ano será possível autorizar o funcionamento do gasoduto Carmópolis-Pilar "se tudo ocorrer dentro dos trâmites normais". O Ibama sempre exige dos empreendedores com obras em licenciamento no órgão um porcentual a título de compensação ambiental e medidas mitigadoras de danos ambientais.
O porcentual fixado neste caso foi de 0,63% do valor total da obra. Mas o acerto abrangeu também medidas de responsabilidade social que beneficiará municípios afetados pela obra. Resultado, a Petrobras se comprometeu a financiar a recuperação da arquidiocese de Penedo (BA).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19