Energia

Primeiro empreendimento imobiliário com energia eólica no Brasil

Localizado no bairro Novo Campeche em Florianópolis (SC), o condomínio residencial Neo foi concebido para ser o primeiro empreendimento com produção de energia eólica no Brasil, num conceito inédito de sustentabilidade batizado de Next Generation. O projeto prevê a instalação de duas turbin

Redação
05/03/2010 12:55
Visualizações: 181

Localizado no bairro Novo Campeche em Florianópolis (SC), o condomínio residencial Neo foi concebido para ser o primeiro empreendimento com produção de energia eólica no Brasil, num conceito inédito de sustentabilidade batizado de Next Generation. O projeto prevê a instalação de duas turbinas de vento - uma em cada torre residencial - para o aquecimento da água consumida pelos 24 apartamentos do condomínio.



Diferentemente das turbinas eólicas de grande porte espalhadas pelo mundo, o equipamento da Helix Wind, escolhido para o empreendimento, possui dimensões reduzidas e se destaca pelo design vertical de alta tecnologia e com forte apelo estético.



Desenvolvida nos Estados Unidos e trazida para o Brasil pelo arquiteto e urbanista paulista Jaques Suchodolski, a turbina utiliza um moderno sistema de captação vertical, em turbinas que medem 1,20m de diâmetro e 6,00m de altura, e são capazes de gerar cerca de 5 kilowatts cada, de maneira silenciosa e segura, o que é uma configuração ideal para a instalação em casas e edifícios.



Com a energia do vento e a captação complementar da energia do sol através de painéis solares, as coberturas das duas torres baixas que integram o projeto residencial passam a se constituir em eficientes fontes de energia limpa, sustentável e com emissão zero de carbono. 



Além disso, o empreendimento adotou um sistema de tratamento de efluentes que promove a reutilização da água consumida, para uso nos jardins e áreas comuns e o uso inteligente dos sanitários, que possibilitam a redução de 50% no consumo de água de todo o condomínio. A energia produzida em forma de água quente, será armazenada em reservatórios nas torres das caixas d`água.

 

Com lançamento oficial em março de 2010 e conclusão das obras previstas para o verão de 2012, o Neo promete ser tornar o propulsor de uma série de empreendimentos imobiliários a se utilizarem de energia eólica no Brasil, dentro do conceito Next Generation.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20