UTE Linhares

Primeira termelétrica a gás natural do país é inaugurada nesta quinta-feira no Espírito Santo

Na próxima quinta-feira (23), é inaugurada no município de Linhares, norte do Espírito Santo, a primeira usina termelétrica acionada por motores movidos exclusivamente a gás no ambiente regulado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A Usina Termelétrica Linhares (UTE Li

Redação/ Agências
21/12/2010 14:06
Visualizações: 333
Na próxima quinta-feira (23), é inaugurada no município de Linhares, norte do Espírito Santo, a primeira usina termelétrica acionada por motores movidos exclusivamente a gás no ambiente regulado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A Usina Termelétrica Linhares (UTE Linhares), que começa a operar comercialmente em dezembro de 2010, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá capacidade de geração de 204 MW e vai abastecer o sistema elétrico brasileiro


A implantação do empreendimento contribui para aumentar qualidade e a confiabilidade do fornecimento de eletricidade na região norte do Espírito Santo, diminuindo a dependência de importação de energia. Isso porque apenas 20% da demanda energética capixaba são supridas por fontes de geração locais. Os 80% restantes são provenientes de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.


As obras de implantação da UTE Linhares duraram 17 meses. O empreendimento foi financiado com recursos dos acionistas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de bancos privados (Itaú BBA e Banco Standard de Investimento. Projetada e construída em regime turnkey (pronta para uso) pela empresa finlandesa Wärtsilä, que é líder no mercado de geração de energia por motores estacionários e também fará a manutenção e operação da usina, a UTE Linhares possui 24 grupos geradores acionados por motores a combustão interna turbo-comprimidos de quatro tempos e ignição por centelha, movidos exclusivamente a gás natural, que, por sua vez, é proveniente do gasoduto Cacimbas-Vitória, operado pela Petrobras e fornecido pela BR Distribuidora.


A escolha do gás natural como combustível deve-se à disponibilidade das reservas do Espírito Santo, e pela vantagem de ser o combustível fóssil que causa o menor impacto ambiental. O processo de produção, por empregar a tecnologia mais avançada disponível, também exige pequeno consumo de água e produz baixo nível de emissões.


A UTE Linhares está localizada no distrito de Povoação, no município de Linhares. Conecta-se ao Sistema Integrado Nacional (SIN), na subestação de Linhares operada pela Escelsa. Sua localização é particularmente favorável em termos de oferta de combustível e demanda de energia elétrica, garantindo o suprimento na ponta do consumo (distribuição) para o desenvolvimento da região norte do Espírito Santo.

 
A Linhares Geração S.A. é uma sociedade de propósito específico, criada em outubro de 2008, para o cumprimento das obrigações decorrentes da proposta vencedora de seus sócios no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) A-3, de setembro de 2008.
 

A companhia é controlada pelo Fundo de Investimento em Participações Brasil Energia (FIP Brasil Energia), que tem como cotistas alguns dos maiores e mais respeitados investidores institucionais em fundos de pensão brasileiros, e tem o Grupo Diferencial Energia como sócio.


A Linhares Geração recebeu do Ministério das Minas e Energia autorização como produtor independente de energia elétrica e assinou com 30 distribuidoras contratos de comercialização de energia com duração de 15 anos e vigência a partir de 1° de janeiro de 2011.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13