Angra dos Reis

Primeira plataforma totalmente construída no Brasil deixa o estaleiro

A P-51 deixou o estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, em direção à Baía da Ilha Grande, onde passará por testes e ajustes finais antes de operar no Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, onde será ancorada a 1255 metros de profundidade, a 150 km distante da costa.

Agência Petrobras
24/11/2008 12:08
Visualizações: 114

A plataforma P-51 deixou o cais do estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, em direção à Baía da Ilha Grande, onde passará por testes e ajustes finais antes de operar no Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, onde será ancorada a 1255 metros de profundidade e 150 km distante da costa.

 

Construída integralmente no País, a P-51 marca a história da indústria naval brasileira com o conteúdo nacional acima de 75%. A obra foi pioneira em muitos aspectos, com destaque para a produção do primeiro casco semi-submersível brasileiro e para a operação de deck mating (união da parte superior da plataforma ao casco), poucas vezes realizada no mundo. Esta operação foi concluída em apenas 24 horas, confirmando a capacitação da engenharia naval brasileira.

 

Com investimentos de aproximadamente US$ 1 bilhão, e geração de mais de 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, a P-51 foi construída e integrada pelo consórcio FSTP (Keepel Fells e Technip) nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Itaguaí e Angra dos Reis. A Nuovo Pignone, também contratada pela Petrobras, construiu os módulos de compressão, no Rio de Janeiro e a Rolls Royce, os módulos de geração, em Niterói. Quando entrar em operação a plataforma será interligada a 19 poços (10 produtores de petróleo e gás e 9 injetores de água) e produzirá a partir de janeiro.

 

Dados da P-51


Localização: campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, a 150 km da costa
Capacidade de produção: 180 mil barris de petróleo por dia
Capacidade de compressão de gás: 6 milhões de m³ por dia
Capacidade de injeção de água: 282 mil barris de água por dia
Geração elétrica: 100 MW (energia suficiente para iluminar uma cidade de 300 mil habitantes)
Profundidade d'água: 1255 m
Poços produtores: 10
Poços injetores: 9
Acomodações: 200 pessoas
Comprimento x Largura: 125 x 110 m
Peso total: 48 mil tonelada
Inicio da construção: dez 2004 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19