OTC 2016

Presença da Firjan na OTC, maior feira de tecnologia offshore do mundo em Houston

Assessoria Firjan/Redação
02/05/2016 16:17
Presença da Firjan na OTC, maior feira de tecnologia offshore do mundo em Houston Imagem: Agência Brasil/Eduardo Eugenio Visualizações: 170

O Sistema FIRJAN participa da Offshore Technology Conference (OTC), a maior feira de petróleo e gás do mundo, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio, em Houston, nos Estados Unidos. Parceira das indústrias de petróleo e gás, a Federação trabalha pela a melhoria no ambiente de negócios e para atrair investimentos para o estado do Rio.

No dia 4 de maio, o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, fará uma palestra na Câmara de Comércio Brasil-Texas, durante a Bratecc Offshore 2016. O evento ocorre em paralelo à OTC e também contará com apresentações da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, do presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Jorge Camargo, e do presidente da Shell Brasil, André Araujo.

O baixo preço do barril de petróleo, a atual crise econômica e o momento político do Brasil causaram uma queda na atividade industrial ligada à cadeia de petróleo e gás no país. Segundo a gerente de petróleo, gás e naval do Sistema FIRJAN, Karine Fragoso, o atual momento da economia brasileira torna fundamental que setores que não dependam exclusivamente do mercado interno sejam estimulados. “O petróleo é um produto que tem um enorme potencial para a exportação, além de carregar uma cadeia produtiva gigantesca, que já está instalada no país. São empresas brasileiras e estrangeiras que escolheram o Brasil para suas operações e para instalar seus centros de pesquisa”, afirma.

A Federação defende a adoção de medidas urgentes para que haja o reaquecimento do mercado no Rio de Janeiro, onde estão concentradas cerca de 80% das reservas de petróleo, 60% das reservas de gás natural do Brasil e os principais fornecedores do setor. Essa indústria representa mais de 30% do PIB fluminense.

Uma das medidas mais importantes é o fim da obrigação do operador único para a exploração do pré-sal para que possa haver a retomada do crescimento da indústria de petróleo e gás. Isso evitará que a rede de fornecedores trabalhe com apenas um cliente. Também é fundamental que a indústria possa contar com a regularidade na realização de leilões de licitação de blocos exploratórios e, portanto, tenha uma previsibilidade das demandas futuras.

O Sistema FIRJAN participa da OTC Houston desde 2011 com o objetivo de estreitar o relacionamento com diferentes empresas do mercado offshore, além de trocar experiências técnicas com os principais atores desse setor.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19