QAV

Preços pelos ares

Jornal do Brasil
17/01/2006 02:00
Visualizações: 204

Enquanto tenta evitar a pressão da entressafra da cana-de-açúcar nos preços do álcool e da gasolina em pleno ano eleitoral, o governo não se furta a autorizar aumentos no querosene de aviação (QAV), considerado a grande pedra no sapato nas tabelas de custos da aviação civil brasileira.

Ontem, a Petrobras reajustou o QAV em 3%, o que elevou a alta acumulada nas duas semanas do ano para 10,5%, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). No ano passado, quando seguidos furacões no Golfo do México levaram o barril de petróleo a patamares recordes, o aumento acumulado do QAV no Brasil foi de 8,9%.

Em outubro do ano passado, integrantes do Snea já haviam se reunido com representantes da Petrobras para evitar aumentos sucessivos no preço do combustível, que chega a representar mais de 50% dos custos das companhias menores. Na época, o sindicato buscava reformular a metodologia utilizada pela estatal para definir o preço do QAV.

As principais críticas eram ao reajuste quinzenal baseado nos preços do combustível vendido nas refinarias do Golfo do México.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13