Mercado

Preço do petróleo cai e as ações levantam vôo

Valor Econômico/Ag
02/12/2004 02:00
Visualizações: 54

As maiores bolsas do mundo registraram altas expressivas ontem, dando boas-vindas à queda de mais de US$ 3 nos preços internacionais do barril de petróleo. O movimento reduziu substancialmente o temor de que os altos custos da energia prejudiquem o lucro das empresas e os gastos dos consumidores, o que se refletiu na quase imediata valorização das ações.
Nos Estados Unidos, todos os índices subiram acima de 1,5%. O Dow Jones avançou 1,56%, para 10.590 pontos; o Standard & Poor`s 500 1,5%, a 1.191 pontos; e o indicador do setor de tecnologia Nasdaq Composto ganhou 1,98%, a 2.138 pontos.
Informações econômicas otimistas sobre o setor manufatureiro também ajudaram a consolidar as expectativas de sólido crescimento econômico nos EUA, com redução do desemprego e injeção de dinheiro no consumo. Os gastos do consumidor americano aumentaram em 0,7% em outubro, acima do que era esperado.
A queda do preço do petróleo também foi muito bem recebida pelas bolsas na Europa, que registraram avanços consideráveis na quarta-feira. As ações de empresas de telecomunicações ajudaram nas altas com os ganhos das ações da operadora de telefonia celular italiana TIM e da Telecom Italia, acima de 3%, devido a especulações de que as duas estariam próximas de fundir-se.
Os bancos também tiveram uma grande influência no bom resultado das bolsas européias. As ações dos britânicos HBOS, Barclays e Royal Bank of Scotland subiram entre 2,5% e 3%. O Deutsche Bank avançou 1,8%, após anunciar planos de corte de 1.920 funcionários de seu quadro na Alemanha.
Na Bolsa de Londres, o índice FTSE-100 avançou 0,69%, para 4.735 pontos. No pregão de Frankfurt, o DAX registrou valorização de 1,45%, aos 4.186 pontos. Em Paris, o CAC-40 subiu 1,14%, a 3.796 pontos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19