Combustíveis

Preço da gasolina renova máxima histórica no Brasil; etanol e diesel também sobem

Reuters, 02/10/2017
02/10/2017 12:19
Visualizações: 225

O preço da gasolina subiu 0,13 por cento nesta semana, para uma média de 3,884 reais por litro no Brasil, nova máxima histórica no país, segundo série histórica da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciada em 2013.

Na semana passada, a gasolina vendida nos postos havia subido para 3,879 reais por litro (média do país), valor superado por pouco nesta semana.

Os preços do combustível estão em alta no Brasil em meio à política da estatal Petrobras de ajustes quase diários nos valores do diesel e da gasolina, nas refinarias, repassando a volatilidade dos mercados internacionais.

O petróleo Brent subiu cerca de 20 por cento no terceiro trimestre, o maior para o período em 13 anos, sendo impulsionado mais recentemente por tensões políticas no Iraque. O barril fechou esta sexta-feira cotado a 57,54 dólares.

Já os valores da gasolina seguiram uma tendência de alta recentemente, após a passagem da tempestade Harvey nos Estados Unidos paralisar boa parte das unidades de refino do Texas, elevando os valores no mercado internacional.

No início do mês, por conta do Harvey, a alta anunciada pela Petrobras chegou a mais de 10 por cento em poucos dias.

A cotação do diesel nos postos brasileiros avançou 0,76 por cento, para 3,201 reais por litro, na média.

Além da questão dos preços internacionais, os preços na bomba também sofreram neste ano impacto de alta no PIS/Cofins. A alíquota subiu de 0,3816 real para 0,7925 real para o litro da gasolina e de 0,2480 real para 0,4615 real para o diesel.

Já a cotação do etanol hidratado, concorrente da gasolina, subiu 0,50 por cento na semana ante o período anterior.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13