Pré-sal

PPSA lança licitação para sistema de gestão de gastos de partilha de produção

Redação/Assessoria
09/02/2018 17:58
PPSA lança licitação para sistema de gestão de gastos de partilha de produção Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 224

A PPSA - Pré-Sal Petróleo S.A. lançou ontem, quinta-feira, licitação para a contratação de um sistema de gestão, que será utilizado para o gerenciamento dos contratos de partilha de produção. Cabe à Pré-Sal Petróleo, entre outras atividades, efetuar o reconhecimento de custos dos projetos, o que passará a ser realizado pelo novo sistema, denominado SGPP (Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção).

"Além de ajudar na gestão, este sistema facilitará na atualização da base de dados da companhia. No futuro, vamos poder fazer comparações de custos praticados por cada fase de projeto. Com isso, o reconhecimento de custos vai se tornar mais ágil e eficiente", explica Ibsen Flores Lima, presidente da Pré-Sal Petróleo.

O sistema será concebido em linha com as melhores práticas da indústria e trará agilidade ao processo. Só de Libra, os técnicos da Pré-Sal Petróleo já reconheceram mais de 45 mil linhas de custos em quatro anos, quantidade que tende a crescer com o aumento da operação e a entrada dos novos contratos.

As empresas operadoras ficarão responsáveis por fazer mensalmente o carregamento de dados no sistema. Cada operador terá acesso apenas ao seu projeto. A Pré-Sal Petróleo terá um painel de controle por meio do qual supervisionará o desempenho de cada consórcio, além de calcular os volumes de produção que cabem à União.

A licitação é aberta a empresas brasileiras que atuam com tecnologia da informação na modalidade "Software As A Service" (SaaS). A expectativa é de que o projeto esteja operacional no segundo semestre de 2019. O edital está disponível no site da Pré-Sal www.presalpetroleo.gov.br (Acesso à Informação/Licitações/Situação:"Agendado") e no site www.comprasgovernamentais.gov.br. A realização do Pregão está agendada para o dia 6 de março.

A Pré-Sal Petróleo é uma empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia e tem como missão: fazer a gestão dos contratos de partilha; representar a União nos acordos de individualização da produção e fazer a comercialização de todos os hidrocarbonetos da União. O SGPP será utilizado para a atender aos requisitos de gestão dos contratos. Hoje estão em vigor sete contratos de partilha de produção. São eles: Libra, Carcará (operado pela Statoil), Peroba (Petrobras), Gato do Mato (Shell), Alto de Cabo Frio Central (Petrobras), Alto de Cabo Frio Oeste (Shell) e Sapinhoá (Petrobras). Em junho deste ano, serão ofertadas mais cinco áreas em regime de partilha, na 4ª Rodada da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13