Meio ambiente

Postos de gasolina e a contaminação do solo

No mês em que se comemora o dia mundial do meio ambiente (5 de junho), a ABIEPS - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços, está em campanha de conscientização sobre a importância das instalações corretas em postos de serviços, bem como sobre o uso adequ

Redação
04/06/2010 15:36
Visualizações: 217

No mês em que se comemora o dia mundial do meio ambiente (5 de junho), a ABIEPS - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços, está em campanha de conscientização sobre a importância das instalações corretas em postos de serviços, bem como sobre o uso adequado de equipamentos desenvolvidos especialmente para não prejudicar o meio ambiente.

 


Fundada em 21 de agosto de 2001 por um grupo formado por principais indústrias de equipamentos para postos de serviços com objetivo de promover ações em defesa e desenvolvimento do setor a ABIEPS congrega 125 associados em todo o Brasil
 


A entidade é responsável pela concessão de certificação obrigatória  para empresas instaladoras de postos de combustíveis. 

 

TN Petróleo conversou com  o presidente da ABIEPS, Volnei Pereira, sobre as principais preocupações da associação e o que pode ser feito para, cada vez mais, evitar danos ao meio ambiente, especialmente  no segmento de postos de serviços.

 


 
TN Petróleo - Quais são suas principais bandeiras da ABIEPS?


Volnei Pereira - mo toda entidade de classe, a ABIEPS tem como objetivo desenvolver ações que não só atendam os anseios da categoria como também promovam desenvolvimento de toda a cadeia do segmento de combustíveis, do fabricante aos postos de serviços e consumidores em geral, passando por prestadores de serviços. A entidade vem trabalhando constantemente, inclusive em parceria com Poder Público, sindicatos do varejo de combustíveis, órgãos reguladores, pela adequação dos equipamentos e instalações nos postos de combustíveis, conforme mandam as leis vigentes, para garantir segurança de quem trabalha e utiliza postos de serviços e evitar acidentes ambientais nos estabelecimentos.


A conscientização e a divulgação de informações técnicas são os grandes trabalhos da nossa entidade. Entendemos que estas são as melhores formas de estimular o processo de adequação. Trabalhamos em várias frentes, seja promovendo treinamento aos nossos associados fornecedores dos postos, seja como consultores técnicos para entidades de classe ou como colaboradores no processo de regulamentação do setor junto aos órgãos públicos.

 

 

TN Petróleo - Quais são as principais preocupações com relação a instalação de postos de combustíveis?


Volnei Pereira - As preocupações da nossa entidade se referem ao completo atendimento à legislação ambiental e aos padrões normativos. Um posto de combustível ambientalmente correto possui equipamentos e sistemas certificados pelo INMETRO, equipamentos estes instalados por empresas especializadas no assunto e também certificadas pelo INMETRO. Assim, a ABIEPS trabalha pelo cumprimento desta legislação pois, só o completo atendimento dos padrões normativos garante a prevenção de danos ambientais.

 


 TN Petróleo - Qual o percentual de postos instalados incorretamente encontrados pela associação nos últimos anos ?


Volnei Pereira - Não cabe à ABIEPS a fiscalização de postos de serviço. Como entidade de classe, trabalhamos pelo fomento das informações e mobilização de todos os agentes envolvidos na aplicação correta da legislação.

 


 
TN Petróleo - Até que ponto os danos ao meio ambiente são irreversíveis?


Volnei Pereira - Os danos proporcionados por vazamentos em instalações não adequadas podem ser enormes e irreversíveis, porém, tudo depende do tamanho do vazamento e principalmente das condições geológicos de onde o evento ocorreu.

 


 
TN Petróleo - O que pode ser feito após a constatação de danos como a contaminação do solo e lençol freático?

Volnei Pereira - Existem metodologias de remediação disponíveis no mercado que podem reduzir ou neutralizar o impacto da contaminação. Porém, estaremos sempre falando de procedimentos longos, complexos e custosos. Por conta disso, a ABIEPS defende que a prevenção é a melhor saída, a instalação de equipamentos adequados é a melhor alternativa.

 


TN Petróleo - Os postos piratas existem em todo país. Mas, alguém instalou ? Como são fiscalizadas tais infrações ?


Volnei Pereira - As irregularidades na comercialização de combustíveis, seja via adulteração de produto ou de imagem, não fazem parte do escopo de trabalho da ABIEPS. Nosso trabalho possui como foco apenas a prevenção ao meio ambiente e o cuidado com a segurança das pessoas.

 


 
TN Petróleo - O que a sociedade pode fazer para auxiliar o trabalho da ABIEPS ?


Volnei Pereira - A sociedade civil pode informar aos órgão competentes da sua região sempre que encontrar um posto de combustíveis operando em condições precárias e colocando em risco as pessoas e o meio ambiente.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13