Prumo Logística

Porto do Açu conclui etapa do Circuito de Visitas com comunidade pesqueira

Nos últimos seis meses, foram realizados 7 encontros, que contaram com a participação de cerca de 200 pessoas.

Assessoria/Redação
26/04/2016 14:00
Porto do Açu conclui etapa do Circuito de Visitas com comunidade pesqueira Imagem: Cortesia Porto do Açu Visualizações: 224

O Porto do Açu concluiu hoje uma das etapas do Circuito de Visitas com as comunidades Pesqueiras do entorno do empreendimento. No total, cerca de 200 pessoas participaram das 7 visitas realizadas com as 3 colônias de pesca (Z-1, Z-19 e Z-2). O último encontro, realizado hoje, foi com pescadores de Barra de Itabapoana, da Colônia de Pesca Z-1 (São Francisco de Itabapoana).

Iniciados no segundo semestre de 2015, o objetivo dos encontros foi aproximar a comunidade pesqueira do empreendimento. Um dos principais temas abordados durante as visitas foi a segurança da navegação.

“Além de apresentar o avanço das obras e a operação dos terminais, os encontros também foram importantes para fortalecer o vínculo com a comunidade pesqueira. Com o início da operação dos novos terminais do Porto do Açu, há uma previsão de aumento no tráfego de embarcações, e é importante que todos estejam cientes dos seus deveres e responsabilidades”, comenta Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto do Açu.

Representantes da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra participaram de todas as visitas. Eles abordaram temas que envolvem responsabilidades, regulação e competências marítimas.

Durante as visitas, os pescadores conheceram os terminais offshore, onshore e Multicargas. Eles também foram ao Centro VTS, que controla o tráfego aquaviário no Porto do Açu. Além de contar com um sistema de câmeras de alta-definição com visão noturna, o centro opera com dois sistemas: AIS (Automatic Identification System), que é um radar que monitora todas as embarcações que trafegam no porto até 25 milhas náuticas (aproximadamente 48 km de distância); e o rádio VHF, que faz contato com todas as embarcações que entram e saem dos terminais.

Com a instalação dessas estruturas, o Porto do Açu recebeu a licença de operação do VTS, e é o 1º porto do Brasil a contar com este tipo de serviço. Isso o credencia no mais alto nível de controle de informações e auxílio à navegação, seguindo padrões internacionais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19