Energia

Porto de Suape terá termelétrica movida a óleo combustível

Subsidiária da Petrobras, a BR Distribuidora vai construir uma usina termelétrica com capacidade para 265 megawatts no Porto de Suape. A usina será movida a óleo combustível e demandará investimentos de R$ 590 milhões. A previsão é de que entre em funcionamento em janeiro de 2012. O empreen

Folha de Pernambuco
18/10/2007 02:00
Visualizações: 34
A usina da BR Distribuidora venceu o leilão de energia feito pela Câmara de Comércio de Energia Elétrica. A operação foi realizada com autorização do Governo Federal para garantir o abastecimento de energia ao complexo portuário. O leilão foi do tipo A-5, que compra energia com prazo de cinco anos para o início do fornecimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, comemorou o resultado do leilão e a confirmação da instalação da termelétrica em Suape. “Com os novos empreendimentos que estão chegando a Suape, é importante haver garantia de fornecimento de energia”, comentou Bezerra Coelho. O secretário disse que o governo vai negociar mais uma termelétrica para Suape no próximo leilão, em março de 2008. “Será um projeto maior, para 600 megawatts, e movido a carvão”, revelou.

O diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético no Nordeste, Antonio Feijó, lembrou que as termelétricas movidas à queima de óleo combustível são poluidoras. “O carvão é ainda mais danoso. O modelo adotado pelo governo, garantindo o abastecimento através de termelétrica é absurdo, encarece o preço da tarifa e polui mais que a energia hidrelétrica”. Pernambuco já tem uma termelétrica em funcionamento, a Termopernambuco, também em Suape. A usina, operada pela Neoenergia, tem capacidade para 520 megawatts e é movida a gás natural.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20