Siderurgia

Por 1,5 bilhão de euros o Grupo thyssenkrupp vende a usina siderúrgica brasileira CSA à Ternium

Redação/Assessoria
22/02/2017 14:52
Por 1,5 bilhão de euros o Grupo thyssenkrupp vende a usina siderúrgica brasileira CSA à Ternium Imagem: Divulgação Visualizações: 240

O grupo industrial e de tecnologia thyssenkrupp deu mais um passo importante no seu desenvolvimento estratégico. A empresa acordou com a Ternium a venda da usina CSA Siderúrgica do Atlântico. O valor da transação é de 1,5 bilhão de euros.

“Com a venda da CSA, nos separamos definitivamente da Steel Americas. Isso é um marco importante no redirecionamento da thyssenkrupp para um grupo industrial forte”, diz Heinrich Hiesinger, CEO da thyssenkrupp AG. “Dessa forma, mais de 75% do volume de vendas será gerado com os nossos negócios rentáveis de bens de capital e serviços.”

Com a conclusão da transação, a thyssenkrupp terá um ingresso de recursos significativo, reduzindo consideravelmente sua dívida financeira líquida. Embora com a venda seja necessária uma baixa contábil de 0,9 bilhão de euros, o “gearing” total, ou seja, a relação entre a dívida financeira líquida e o capital próprio, vai melhorar com a conclusão da transação. A venda ainda aguarda a aprovação das autoridades de concorrência competentes. Ambas as partes pretendem concluir a transação até ao dia 30 de setembro de 2017.

Com a venda da CSA, a thyssenkrupp encerra seu capítulo deficitário da área de negócios Steel nas Américas. Em 2005 o grupo decidiu expandir o ramo de aço para as Américas. O planejamento original previa produzir placas de aço a baixo custo no Brasil, processando e comercializando-as nos EUA e na Europa. Esse conceito não funcionou. Após um aumento significativo dos custos de construção das fábricas no Brasil e EUA, além de problemas técnicos e grandes prejuízos no início das operações, a thyssenkrupp começou a reexaminar o projeto como um todo, logo após Dr. Heinrich Hiesinger assumir sua posição. “Verificamos que a operação integrada de ambas as fábricas não era mais estrategicamente conveniente. As condições econômicas mudaram muito. Por isso, tomamos as decisões corretas e necessárias no âmbito do redirecionamento da thyssenkrupp e decidimos vender ambas as usinas”, relata Hiesinger. Até hoje, o grupo desembolsou mais de 12 bilhões de euros, somando investimentos e prejuízos na Steel Americas. Mesmo após a dedução das receitas da venda das usinas nos EUA e no Brasil, e da participação da Vale, resta uma perda de cerca de 8 bilhões de euros. Os efeitos são percebidos até hoje no balanço. A recuperação ainda demandará alguns anos para a thyssenkrupp.

A planta de laminação nos EUA já foi vendida com sucesso no ano de 2014 para um consórcio da ArcelorMittal e da Nippon Steel. Naquela época, ainda não foi possível a venda da CSA. Havia compromissos contratuais complexos com a então sócia Vale. O grupo conseguiu dissolver esse relacionamento em maio de 2016. Desde essa data, a thyssenkrupp é proprietária exclusiva da CSA. Nos anos anteriores, a thyssenkrupp trabalhou continuamente no aperfeiçoamento das instalações da usina. “Como prometido, conseguimos obter resultados operacionais positivos. Além disso, após intensas negociações com as autoridades, em setembro de 2016 recebemos a licença de operação. Nossa perseverança e insistência valeram a pena”, diz Hiesinger. O CFO da thyssenkrupp AG, Guido Kerkhoff, explica: “Passo a passo, criamos as condições para uma boa solução no Brasil. A CSA ficou atraente para um comprador. Isso também se reflete no preço de venda.”

A Ternium é um produtor de aço líder na América Latina, com instalações de produção no México, Argentina, Colômbia, sul dos Estados Unidos e Guatemala. A Ternium comercializou 9,8 milhões de toneladas de aço laminado em 2016 e comprou cerca de 3,7 milhões de toneladas de placas de aço de terceiros. Com a aquisição da CSA, a Ternium adquire capacidade de produção suplementar para até 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano. Desse total, 2 milhões de toneladas continuarão a ser fornecidos para a laminadora da ArcelorMittal/Nippon Steel nos EUA até 2019, de acordo com o contrato de fornecimento de placas de aço em vigor.

A venda da CSA vai retroagir ao dia 30 de setembro de 2016. Até a conclusão da transação, a área de negócios Steel Americas da thyssenkrupp vai ser contabilizada como “negócio descontinuado”.

A transação terá efeito correspondente no resultado líquido do Grupo. A thyssenkrupp espera ainda que a venda não tenha influência nos objetivos de resultado antes de juros e impostos (EBIT) ou fluxo de caixa livre antes de fusões e aquisições (Free Cash Flow before M&A) para o exercício de 2016/2017.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13