Degussa

Poliamida 12 tem primeira certificação para plataformas offshore

Desenvolvido pela Degussa AG, situada na Alemanha, o Vestamid® LX9020 é a primeira Poliamida 12 a receber certificação da Lloyd’s Register para tubulações flexíveis sem solda, usadas no transporte de produção offshore e injeção de fluidos, em conformidade com a norma API 17 J “Tubos Ve

Da redação
09/01/2007 02:00
Visualizações: 119

A Wellstream International Limited, da Grã-Bretanha, que processou o material de tubulação criado pela Unidade de Negócios de Polímeros de Alta Performance da Degussa, foi quem recebeu o certificado. Os testes duraram dois anos e meio e foram realizados em conjunto pelas duas empresas.

As tubulações flexíveis sem soldas podem ser instaladas em uma única linha a partir da plataforma até a boca de poços em lâmina dágua de até 2 mil metros. Uma tubulação flexível sem solda é uma estrutura de múltiplas camadas de fios e cabos metálicos bobinados helicoidalmente, e com termoplásticos extrudados. Um filme plástico protege as camadas de aço contra a corrosão provocada pela água salgada. Na parte interna também é utilizada como uma barreira contra os fluidos transportados, geralmente corrosivos. Essas tubulações são projetadas para durar mais de 20 anos.

De acordo com a Degussa, em relação aos polímeros atualmente utilizados, como o Polietileno (PE), o Fluoreto de Polivinilideno (PVDF) e a Poliamida 11 (PA11), o  Vestamid® LX9020 apresenta propriedades de longo prazo que resultam em vantagens,  como a resistência à hidrólise e o comportamento à fluência, superiores aos do materiais atualmente usados. A maior vantagem é encontrada no estágio de processamento: o Vestamid® LX9020 é entregue seco e pode ser processado diretamente da sua embalagem sem exigir uma pré-secagem adicional. Devido à sua alta resistência à fusão, o material tem um comportamento de processamento consistente na extrusora, e a ausência de oscilações facilita atingir grandes diâmetros de tubulações a partir de um diâmetro total constante, garante o fabricante.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13