Laboratório de Alta Performance Computacional

Poli-Santos adquire 60 computadores de alta performance

Iniciativa visa a criação de vários laboratórios de ensino e pesquisa na unidade.

Redação / Assessoria
11/11/2014 18:45
Visualizações: 194

A compra de 60 computadores de alta performance para o curso de Engenharia de Petróleo, da unidade de Santos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), vai ser o ponto de partida para a criação do seu Laboratório de Alta Performance Computacional (LAPeC). Os equipamentos, que custaram cerca de R$ 600 mil no conjunto, serão apresentados em uma cerimônia no dia 12/11, na sede da USP na Baixada Santista.

Na ocasião, também serão discutidos, em um workshop, os planos do curso para o futuro, entre os quais está o desenvolvimento da pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado.

O workshop contará com convidados do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Santos, do setor industrial, entre outros.

Segundo o professor Ricardo Cabral de Azevedo, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Poli, os novos computadores serão usados no ensino e na pesquisa, e em disciplinas de graduação e pós-graduação. Os alunos serão os mais beneficiados. Com os computadores, será possível rodar sofisticados softwares de modelagem e simulação, que exigem alta capacidade de processamento. "Esses programas serão usados para, por exemplo, modelar rochas onde se imagina que exista petróleo, fazer estimativas das reservas e determinar o local e a quantidade dos poços de extração", explica. "Resumindo, eles poderão simular a exploração e a produção de petróleo, identificando a melhor maneira de fazer isso."

Quanto ao LAPeC, este laboratório será multidisciplinar. "Ele está sendo criado por meio da sinergia de vários docentes da Engenharia de Petróleo com o total apoio da diretoria da Poli, que viabilizou esta aquisição mesmo em um momento de restrições orçamentárias", afirma ele, ressaltando que o objetivo é ter o laboratório 100% funcional até o fim deste ano. "Por isso, já temos atividades agendadas no LAPeC para janeiro de 2015."

Na esteira deste primeiro, novos laboratórios deverão ser instalados num futuro não muito distante. "Os professores da Poli-Santos, junto com a diretoria da Poli, estão trabalhando ao máximo para criação de novos laboratórios de pesquisa, como laboratórios para as áreas de exploração, de engenharia de reservatórios, engenharia de poços e de plataformas de petróleo", finaliza.

O Desenvolvimento Tecnológico do Campus de Santos

Data: 12/11/14
Horário: 14h
Local: Unidade da Poli em Santos

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13