Gás

Plano do governo prevê corte total na importação

Agência Estado
15/09/2008 08:43
Visualizações: 104

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (12) que o plano de contingência elaborado pelo governo suportaria um corte no fornecimento de gás natural de até 30 milhões de metros cúbicos por dia. O volume é equivalente a todas as importações feitas pelo País junto à Bolívia. Segundo ele, usinas termelétricas, indústrias e veículos a gás natural veicular (GNV) seriam os afetados pelo racionamento.

 

O abastecimento de gás natural boliviano foi normalizado na quinta-feira (11) à tarde, depois do desligamento de uma válvula do Gasoduto Yacuíba-Rio Grande (Gasyrg), na Bolívia, suspender a operação do duto, que tem capacidade para transportar 17 milhões de metros cúbicos por dia. Especialistas e executivos, porém, acreditam que é grande o risco de novos ataques, uma vez que é difícil garantir a segurança em todos os 430 quilômetros de extensão do duto.

 


Lobão afirmou admitiu o risco de cortes, mas disse que é problema pontual, reflexo "das questões sociais, políticas e internas daquele país". "O Brasil não tem queixa da Bolívia, porque o tratado tem sido cumprido. Esta crise é um problema deles, no qual não vamos nos meter", disse o ministro em entrevista à imprensa após visitar as instalações das usinas nucleares de Angra 1 e 2, no Estado do Rio de Janeiro.

 


De acordo com o ministro, o plano de contingenciamento brasileiro para o caso de interrupção no fornecimento prevê que "os 30 milhões de metros cúbicos poderiam ser cortados". "Desligaríamos térmicas, mudaríamos o combustível que abastece as indústrias e os carros poderiam usar gasolina ou álcool. Portanto, se amanhã viesse a acontecer isso, não haveria problema", disse, minimizando o impacto que estas medidas teriam sobre a indústria, o fornecimento de energia elétrica e também sobre o consumidor final.


 

Para o consultor Marco Tavares, da GasEnergy, a lógica determina que os cortes atinjam primeiro o consumidor de GNV, mercado de 5 milhões de metros cúbicos por dia, que pode trocar facilmente o combustível por gasolina ou álcool. Ele lembra que na Argentina, em períodos de baixa oferta de gás, o governo garante um incentivo para a substituição de combustíveis, modelo que poderia ser pensado no Brasil, caso a crise boliviana provoque algum corte de prazo mais longo.


 

Já o mercado térmico (geração de energia elétrica a partir de usinas termelétricas) consome em torno de 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Na quarta-feira, duas usinas geraram abaixo do programado por conta de falta de gás: Leonel Brizola, no Rio, que operou com menos da metade de sua capacidade, de 500 megawatts (MW); e Aureliano Chaves, em Minas Gerais, que gerou uma média de 156 MW, contra os 190 MW programados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


 

Gasoduto

 


Hoje, o diretor de operações da transportadora Transierra, Jorge Boland, que opera o Gasyrg, disse que a companhia pretende restabelecer "em um ou dois dias", o fluxo total da tubulação, que atualmente vem carregando 14 milhões de metros cúbicos por dia. Os 3 milhões restantes estão suspensos devido a danos provocados por manifestantes em um dos ramais que levam gás dos campos produtores ao duto principal. Boland disse que o assédio de opositores de Morales à tubulação cessou na noite de ontem, em virtude da trégua de 72 horas nos conflitos no país vizinho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20