Geofísica

PGS inaugura centro de análises sísmicas no Rio

A empresa de origem norueguesa PGS - Investigação Petrolífera Ltda. inaugura, nesta sexta-feira (25/06), no Rio de Janeiro, o maior centro privado de processamento de dados sísmicos do Hemisfério Sul. O centro é composto por 1024 CPUs, ocupando uma área de 200 m². Segundo o presidente da PGS


25/06/2004 03:00
Visualizações: 414

A empresa de origem norueguesa PGS - Investigação Petrolífera Ltda. inaugura, nesta sexta-feira (25/06), no Rio de Janeiro, o maior centro privado de processamento de dados sísmicos do Hemisfério Sul. O centro é composto por 1024 CPUs, ocupando uma área de 200 m². Segundo o presidente da PGS do Brasil, Luiz Bodanese, "o computador do centro é o 37º maior do mundo".
O mercado estima que o investimento neste tipo de computador seja da ordem de US$ 6 milhões e o presidente da companhia admite que o valor está próximo, embora não tenha fornecido o montante exato investido pela PGS no novo centro.
Bodanese acredita que nem a Petrobras tenha um centro com esta capacidade de processamento e destaca: "os trabalhos mais complexos acabavam sendo levados fora do País, agora já poderão ser analisados aqui". O supercomputador utiliza as tecnologias mais modernas existentes para a geração de imagens sísmicas em 3D, além de a constituição do centro representar um grande avanço para o Brasil, devido à geração de uma tecnologia, que Bodanese descreve como "de altíssimo valor agregado".
O executivo considera como um dos aspectos mais importantes da abertura do Centro, a recuperação de profissionais altamente qualificados que haviam saído do país por falta de condições tecnológicas de trabalho e o impulso para a geração de uma cadeia de qualificação de mão-de-obra. "Com a abertura do centro nós já recuperamos cinco geofísicos que estavam trabalhando nos Estados Unidos e agora estão aqui treinando outros cinco profissionais recém-formados em geofísica. Na área técnica, a GPS treinou cerca de 100 operadores para trabalharem com o computador", conta Bodanese.
Segundo o presidente da empresa, a PGS detém 50% do mercado de aquisição sísmica do Brasil, com 70 mil Km² de sísmica 3D levantadas desde 1999 até hoje.
A inauguração do centro será realizada na sede da companhia, na Barra da Tijuca, às 18h.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13