Acordo

Petrolíferas de Portugal e Venezuela preparam parceria

A portuguesa Galp Energia e a Petroleos de Venezuela (PDVSA) estão negociando um acordo de parceria que deverá fazer do país sul-americano uma das principais fontes de importação de petróleo para Portugal, afirmou o presidente da estatal portuguesa, Manuel Ferreira de Oliveira. Em declaraç

Agência Lusa
19/09/2007 03:00
Visualizações: 259
A portuguesa Galp Energia e a Petroleos de Venezuela (PDVSA) estão negociando um acordo de parceria que deverá fazer do país sul-americano uma das principais fontes de importação de petróleo para Portugal, afirmou o presidente da estatal portuguesa, Manuel Ferreira de Oliveira.

Em declarações à Agência Lusa, Ferreira de Oliveira disse que a Galp "gostaria de estar na Venezuela também em alguns projetos de exploração e produção" assim que for concretizado o primeiro acordo sobre a criação da parceria, previsto para outubro.

Ferreira de Oliveira afirmou que a Galp está num processo de diversificação das fontes das suas importações energéticas. "Gostaríamos que o continente americano fosse no futuro responsável pelo abastecimento de um terço das nossas necessidades energéticas, outro terço de África e o resto do Oriente Médio".

Neste cenário, a Venezuela se torna numa opção de recurso, pois a produção petrolífera do Brasil é voltada principalmente para o consumo interno. Segundo o dirigente português, as importações do México, tradicionalmente uma fonte importante, têm apresentado queda.

"A nossa ambição de longo prazo é ter relações estáveis e duradouras com os nossos fornecedores", por meio de acordos de longo prazo, disse o presidente da Galp. "Trata-se de aprofundar as relações, dar uma maior estabilidade na relação entre comprador e vendedor".
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19