Internacional

Petrolífera russa Yukos pede concordata nos EUA

BBC Brasil
15/12/2004 02:00
Visualizações: 60

Medida visa evitar leilão de unidade de produção em Moscou

A empresa petrolífera russa Yukos entrou com um pedido de falência nos Estados Unidos, numa tentativa de se proteger contra tentativas do governo russo de desmembrá-la.
A Yukos buscou uma ordem de proteção em um tribunal de Houston, no Texas. A companhia quer impedir a venda de sua principal unidade de produção num leilão programado para o domingo, em Moscou.
A empresa afirma que a medida é uma última tentativa de proteger acionistas, clientes e empregados do que afirma ser uma desapropriação ao estilo do século 21.
O pedido de falência é o mais recente capítulo numa longa novela jurídica que opõe o governo do presidente Vladimir Putin e os principais acionistas da petrolífera.

Julgamentos

Alguns deles foram levados a julgamento, acusados de evasão fiscal e fraude.
Um dos proprietários do conglomerado e o homem mais rico da Rússia, Mikhail Khodorkosvsky, foi preso.
As autoridades russas esperam vender a Yuganskneftegas, principal unidade de produção da Yukos, em leilão para pagar os impostos que o grupo estaria devendo.
Os promotores afirmam que o conglomerado tem uma dívida com o Estado de US$ 26 bilhões (cerca de R$ 71,8 bilhões).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20