Preços do Petróleo

Petróleo recua com últimos sinais de avanço na produção dos EUA

Dow Jones Newswire, 17/04/2017
17/04/2017 12:23
Visualizações: 176

Os futuros de petróleo operam em baixa na manhã desta segunda-feira (17), novamente pressionados pelos últimos sinais de avanço na produção dos EUA.

Às 7h45min (de Brasília), o petróleo tipo Brent para junho caía 0,84% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 55,42 por barril, enquanto o WTI para maio recuava 0,83% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 52,74 por barril.

Segundo Edward Bell, analista do banco Emirates NBD em Dubai, a recente revisão para cima nas projeções de produção dos EUA por grandes entidades, como a Agência Internacional de Energia (AIE), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano, deve "estar pesando nos mercados".

O último relatório do DoE mostrou que a produção dos EUA já está em 9,24 milhões de barris por dia, o maior patamar em 86 semanas, graças principalmente a produtores de óleo de xisto, que souberam aproveitar a alta recente nos preços do petróleo.

Já um levantamento da Baker Hughes apontou que o número de plataformas em operação nos EUA avançou pela 13ª semana consecutiva, a 683, o maior nível em dois anos.

O salto na produção dos EUA ameaça esforços da Opep e de outros grandes produtores de cortar sua produção ao longo deste semestre, numa tentativa de conter o excesso de oferta e sustentar os preços da commodity. No fim do ano passado, Opep, Rússia e outros produtores concordaram em reduzir sua produção combinada em cerca de 1,8 milhão de barris por dia entre janeiro e junho.

Mais cedo, o ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, declarou que Opep e países de fora do grupo farão o que for necessário para equilibrar os mercados de petróleo.

Fontes dizem que os sauditas apoiam a extensão do acordo da Opep por mais seis meses, assunto que será discutido em reunião do cartel no fim de maio.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13