Preço

Petróleo opera em alta, mas perto da estabilidade após semana volátil

Dow Jones Newswires, 16/02/2018
16/02/2018 14:11
Visualizações: 135

O petróleo é negociado em território positivo nesta sexta-feira, no fim de uma semana turbulenta, na qual o dólar mais fraco e declarações da Arábia Saudita de apoio a cortes na produção se contrapuseram à crescente produção da commodity nos Estados Unidos.

Às 10h24 (de Brasília), o petróleo WTI para abril subia 0,10%, a US$ 61,23 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para abril tinha alta de 0,25%, a US$ 64,49 o barril, na ICE.

O petróleo encontrou suporte mais cedo nesta semana após importantes produtores, como a Arábia Saudita, sinalizarem um compromisso com o acordo liderado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para conter a oferta global. Por outro lado, a produção crescente dos EUA impõe cautela. A Agência Internacional de Energia (AIE) disse que a produção americana pode atingir 11 milhões de barris por dia em 2019 e que a produção da Opep poderia aumentar a ultrapassar a demanda em 2018, o que prejudicaria o reequilíbrio do mercado visto ao longo do último ano.

Analistas observam com atenção o que ocorrerá para ver se o crescente apetite por petróleo absorverá a produção ou se haverá excesso de óleo nos mercados. Eles lembram que os problemas econômicos e sociais na Venezuela têm ajudado a Opep a garantir os limites à produção. Sanções americanas que poderiam ser impostas contra Caracas e seu setor de petróleo podem minar ainda mais essa produção. A S&P Global Platts estima que a Venezuela produziu 1,64 milhão de barris por dia no mês passado.

Diretora de estratégia em commodities da RBC Capital Markets, Helima Croft afirmou que os EUA usam o petróleo e a energia para "mudar a dinâmica política na Venezuela". "Nós estamos tão focados no xisto que não vemos que outros produtores têm perdido fatia de mercado", notou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13