Mercado

Petróleo não cai mesmo com anúncio da Opep

Global Invest
23/07/2004 03:00
Visualizações: 59

A reunião da OPEP que estava agendada para ocorrer nesta quarta-feira (21/07) acabou sendo adiada, mas houve a confirmação de que o aumento da produção do cartel de 500.000 barris/dia ocorrerá no dia 1º de agosto. A expectativa do anúncio influenciou a queda do barril do petróleo WTI (NY) na terça-feira (20/07), sendo que o mercado esperava que houvesse uma queda adicional no dia da reunião, fato que não ocorreu.
O anúncio coincidiu com a divulgação semanal das reservas de petróleo e gasolina dos Estados Unidos que vieram bem abaixo da expectativa do mercado, e com a notícia da possível falência da Yukos (maior petrolífera russa). O pessimismo aumentou ainda mais quando o presidente da OPEP, Purnomo Yusgiantoro, anunciou que os países que compõem o cartel serão incapazes de aumentar novamente suas produções no curto prazo. Além de admitir que o preço do barril continua em um nível muito elevado, e pediu aos demais países produtores de petróleo que também aumentem sua produção para conseguir conter futuros aumentos.
As notícias negativas praticamente neutralizaram a força de baixa criada pelo aumento da produção pela OPEP, criando uma tensão generalizada no mercado em relação a uma possível ruptura no abastecimento para os principais países consumidores de petróleo.
Tendo em vista que o período crítico de consumo nos Estados Unidos é agosto, e que a produção de petróleo mundial continua sendo afetada por eventos como a possível falência da Yukos e da vulnerabilidade da produção de petróleo no Oriente Médio a atentados terroristas, não há nenhuma indicação de estabilização nos preços do barril de petróleo no curto prazo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19