Internacional

Petróleo leva Hugo Chávez a Luanda

Jornal de Notícias
01/09/2006 03:00
Visualizações: 58

 Argumentando, à chegada a Luanda, que a visita a Angola não se destina a "fazer cálculos" com o intuito de obter lucros, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse estar empenhado em "negociar mecanismos de cooperação política, económica e petrolífera e, dessa forma, abrir caminho para um Mundo mais equilibrado".

O petróleo é, claramente, o ponto de união entre os dois países, que, apesar de terem estabelecido relações diplomáticas em 1986, ainda não haviam celebrado qualquer acordo bilateral de cooperação. O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, considerou haver semelhanças entre a política interna dos dois países, circunstância que, argumenta, "permitirá identificar as prioridades da futura cooperação".

Chávez, que se vem assumindo como a principal voz de oposição aos EUA na América Latina, aproveitou para reafirmar as críticas às políticas de Washington. "O Mundo é de todos, e não é uma polícia mundial que nos vai levar pela mão", disse, vincando que "Angola e Venezuela são países que podem andar pelos próprios pés".

Os dois presidentes falavam antes da abertura das negociações, que se estenderam noite dentro e deveriam culminar na assinatura de vários acordos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20