Estatísticas

Petróleo futuro

Monitor Mercantil
30/06/2010 11:49
Visualizações: 136

Do mais recente relatório do Sindicato Nacional da Construção Naval (Sinaval): "O desafio no segmento de exploração e produção de petróleo é de aumentar a produção mundial em 22 milhões de barris/dia até 2030.

Agências internacionais (US Department of Energy - DOE) e IEA (International Energy Agency) consideram que o consumo mundial de petróleo vai aumentar dos atuais 85 milhões de barris/dia para 106,6 milhões de barris/dia, em 2030. O petróleo deverá atingir o preço de US$ 100 o barril em 2013, permanecendo este valor até 2030. A maior parte do aumento do consumo virá da China e da Índia e a maior parte do aumento da produção, cerca de 13 milhões de barris/dia, virá de países que não fazem parte da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). Cerca de 8 milhões de barris/dia serão produzidos adicionalmente nos Estados Unidos e no Brasil (4 milhões de barris/dia cada um)".

É temerário dizer-se que o preço do petróleo ficará em US$ 100 de 2013 a 2030 - nem Barack Obama pode ter certeza disso. Outro dado intrigante é ver-se que o acréscimo de produção dos Estados Unidos será igual ao do Brasil, embora o pré-sal seja mais badalado do que as iniciativas dos ianques.

 

Fonte: Monitor Mercantil/Sérgio Barreto Motta

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20