Internacional

Petróleo caro vai frear a Ásia este ano, diz estudo

Valor Econômico
10/08/2005 03:00
Visualizações: 138

A alta nos preços do petróleo irá afetar o crescimento econômico do Sudeste Asiático neste ano, reduzindo a produção industrial na China e em outros países, de acordo com um relatório divulgado pelo Banco de Desenvolvimento da Ásia (BDA).
O banco prevê que a região - que inclui os 10 países da Asean (Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja) mais a China e a Coréia do Sul - registrará uma expansão média de 6,8%, contra a variação de 7,6% em 2004. Excluindo-se a China, o crescimento do Sudeste Asiático será de 4,4%, comparado com os 5,5% de 2004.
O relatório aponta ainda outros fatores que terão impacto sobre a desvalorização econômica da região, como redução da demanda mundial por tecnologia da informação (TI) e o desaquecimento da atividade econômica em alguns mercados industrializados.
"As exportações cresceram a um ritmo lento no primeiro semestre deste ano em todas as maiores economias do Sudeste Asiático, exceto na China, dando continuidade à tendência iniciada em meados de 2004", diz o relatório. "Isso, combinado ao petróleo caro e às políticas macroeconômicas mais rígidas, resulta na desaceleração da demanda interna desses países".
Dos 12 países estudados, só a China melhorou suas exportações no primeiro semestre. A expectativa do BVA é que o PIB chinês desacelere de 9,5% para 8,9%.
O documento, porém, disse que os embarques chineses poderão também sofrer uma queda neste semestre, como resultado de uma queda nos investimentos fixos e na fraca performance econômica de uma série de parceiros comerciais do país.
A desaceleração mais brusca deverá ocorrer em Cingapura, que deverá ter sua variação de PIB reduzida de 8,4% para 3,4%, de acordo com as projeções do BDA.
O BDA adverte, no entanto, que as atuais projeções podem piorar caso os preços do barril, do petróleo continuem subindo. Os preços estão atualmente cerca de 40% mais altos que no ano passado, devido à preocupações com a segurança nos países produtores e uma possível ruptura no fornecimento da commodity.
"Estamos enfrentando agora uma queda moderada do crescimento econômico, uma pressão inflacionária gradual e um aperto da política monetária americana", disse Pradumna B. Rana, diretor-sênior do Escritório de Integração Regional do BDA. "O maior desafio para o Sudeste Asiático é equilibrar as políticas fiscal, monetária e cambial e ao mesmo tempo manter as reformas estruturais para fortalecer a demanda doméstica."
O BDA elogiou a recente flexibilização cambial adotada pela China e Malásia, sugerindo que se tratou de um primeiro passo na direção de uma maior flexibilidade das moedas na região.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.