Rio Pipeline 2013

PetroChina ganha prêmio de inovação tecnológica

Redação TN
26/09/2013 19:48
PetroChina ganha prêmio de inovação tecnológica Imagem: Beatriz Cardoso/ TN Petróleo Visualizações: 279

O vencedor do Global Pipeline Award deste ano, prêmio mais importante na indústria mundial de dutos, promovida pela ASME (American Society of Mechanical Engineers), foi a PetroChina, com o projeto "Research on technologies for the preparation and application of nanometric pour point depressant in waxy crude oils".

O projeto premiado desenvolve uma pesquisa para desenvolvimento de tecnologias utilizadas para elaboração e aplicação de pontos de escoamento nanométricos em óleos parafínicos. O engenheiro de pesquisa da Petrochina Pipeline, Lin Song, recebeu o prêmio representando a empresa e ressaltou o crescimento da China neste segmento. “É raro cientistas chineses terem este reconhecimento, principalmente nesta área, ficamos muito satisfeitos com a premiação”, disse ele. 

O Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), do Brasil, foi um dos finalistas desta edição. O centro tecnológico, inaugurado em 2006, é um laboratório compartilhado destinado a testes de produtos, equipamentos e sistemas utilizados na malha dutoviária.

Os demais finalistas foram: Gas Transboliviano, Hindustan Petroleum Corporation Limited (HPCL) e Marinovation.

O prêmio foi criado pela Divisão de Dutos (Pipeline Systems Division  –  PSD) da ASME. O GPA é concedido anualmente para a organização responsável pelo feito mais relevante na área de transporte dutoviário, conforme decisão de uma comissão julgadora formada por especialistas do segmento. Os critérios adotados incluem, entre outros, a avaliação do caráter inovador do projeto e o avanço tecnológico para a área de transporte dutoviário.

Na última edição do evento, ocorrida em 2011, a vencedora foi a Liderroll. Petrobras e CPTI/PUC-Rio também já conquistaram o prêmio, em 2006 e 2007, respectivamente.

 

*Na foto: Madiha Kotb, presidente da ASME e Lin Song, engenheiro de pesquisa da PetroChina.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19