Negócios

Petrobras vai incorporar ações da Petroquisa

Decisão, que ainda depende de realização de assembléia em 22 de maio, foi aprovada pelos conselhos de administração das duas companhias.

Redação
18/04/2006 03:00
Visualizações: 234

A Petrobras decidiu incorporar as ações que detém na Petrobras Química S.A. (Petroquisa), onde detém 99% do capital social. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17/4), após aprovação dos conselhos de administração das duas empresas, que decidiram ainda realizar assembléia geral extraordinária (AGE) em 22 de maio para deliberações relativas à operação. A petrolífera detém 99% dos papéis da Petroquisa, enquanto 1% encontra-se pulverizado nas mãos de acionistas minoritários.

Por meio de nota oficial, a Petrobras informou que “o objetivo primordial da incorporação de ações é permitir que se favoreça o alinhamento dos interesses estratégicos de ambas as Companhias, prevenindo potenciais conflitos e fomentando a racionalização e otimização dos planos de investimentos”.  Além disso, argumentou a companhia, a operação permitirá, entre outros benefícios, a racionalização e otimização dos planos de investimentos e maior capacidade financeira  ampliando as alternativas de fontes de capital.

De acordo com os termos estabelecidos na transação, a relação de troca das ações ordinárias e preferenciais de emissão da Petroquisa por ações preferenciais de emissão da Petrobras será feita com base em avaliação econômico financeira mediante metodologia do fluxo de caixa descontado, tendo como base a data de 31 de dezembro de 2005, atribuindo-se 3,487 (três inteiros quatrocentos e oitenta e sete milésimos) ações preferenciais de emissão da Petrobras para cada lote de 1.000 ações ordinárias ou preferenciais de emissão da Petroquisa.

A incorporação de ações resultará no aumento do capital social da Petrobras, mediante a conferência ao seu patrimônio de todas as ações de emissão da Petroquisa atualmente em circulação, com base no seu valor patrimonial, conforme balanço de 31 de dezembro de 2005.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13