Mercado

Petrobras vai exportar biodiesel para a Europa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Lisboa, onde será convidado a formar uma aliança estratégica com a União Européia. No lado prático, a Petrobras e a petroleira portuguesa Galp vão assinar um contrato que vai inaugurar a exportação de biodiesel para a Europa. Pelo a

O Estado de São Pau
04/07/2007 03:00
Visualizações: 123

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Lisboa, onde será convidado a formar uma aliança estratégica com a União Européia. No lado prático, a Petrobras e a petroleira portuguesa Galp vão assinar um contrato que vai inaugurar a exportação de biodiesel para a Europa. Pelo acordo, o Brasil fornecerá 600 mil toneladas anuais de óleo e biodiesel.

A parcela em óleo será transformada em biodiesel pela Galp, numa usina ainda a ser construída. A comercialização e o refino ficarão a cargo de empresa formada por uma associação, meio a meio, entre a Petrobras e a Galp. No futuro, essa empresa luso-brasileira pretende também incentivar o cultivo de sementes para a produção de biodiesel na África.

O acordo não significa que as exportações de biodiesel vão explodir. Apesar de as mudanças climáticas e a energia estarem no centro das preocupações européias, existem barreiras à utilização desse combustível, segundo negociadores. Do lado brasileiro, o problema é que o País só tem capacidade para atender à demanda interna e cumprir a meta de misturar 2% de biodiesel ao diesel até 2009. Do lado europeu também há empecilhos ao uso mais intensivo do biodiesel. As montadoras resistem ao novo combustível e ameaçam não dar garantia aos motores que o utilizarem acima de determinadas quantidades. Além disso, há todo um emaranhando de normas que precisa ser construído.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19