E&P

Petrobras será sócia da PDVSA em 5 campos

Monitor Mercantil
22/01/2007 02:00
Visualizações: 330

O estabelecimento de condições para a Petrobras participar do desenvolvimento de cinco campos de petróleo no interior da Venezuela, com a participação acionária de 40% e de 60% da PDVSA. Este é um dos quatro itens da Carta de Intenções assinada nesta quinta-feira entre os presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, e da PDVSA, Rafael Ramirez, que serviu para consolidar os pontos acordados em reuniões anteriores. A última, com a participação de executivos de ambas as empresas, foi realizada na quarta-feira (17).

O documento se refere a projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Petrobras e PDVSA. Eles fazem parte de um conjunto de acordos assinados a partir de 2005, os quais continuam em estudo pelas companhias, conforme rotina estabelecida, visando encontrar soluções que permitam a concretização dos negócios.

A Petrobras estuda investimentos em projetos para a produção de gás em águas territoriais venezuelanas, e em petróleo em cinco campos maduros atualmente operados em terra pela PDVSA, além do campo Carabobo-1, na região chamada Faixa do Orinoco, na margem norte do rio com mesmo nome. Adicionalmente, foram analisados os projetos do gasoduto ligando o Brasil e Venezuela, e a participação da PDVSA na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, próximo ao porto de Suape, já em fase de engenharia básica no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

Também ficou acertado o interesse mútuo no desenvolvimento de uma planta na Venezuela para melhoramento de petróleo extra pesado, oriundo da Faixa do Orinoco, com percentuais de participação a serem definidos e a criação de uma empresa mista na Venezuela, resultante da associação da PDVSA com a Petrobras, para desenvolver o campo de petróleo extra pesado de Carabobo-1, com controle acionário de PDVSA.

Por outro lado, a Petrobras será controladora de uma empresa a ser criada no Brasil, para projetar, construir e operar a Refinaria de Abreu e Lima, no estado de Pernambuco; e continuação dos estudos de viabilidade econômica para desenvolver o complexo gasífero de Mariscal Sucre. A metade da produção (17 milhões de metros cúbicos por dia) seria destinada para o mercado interno venezuelano, e a outra metade para a etapa inicial do gasoduto que interligará a Venezuela ao Nordeste brasileiro. Em sua plena capacidade, estima-se que o gasoduto deverá escoar 50 milhões de metros cúbicos por dia, provenientes de outros campos da Venezuela.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13