Novas plataformas

Petrobras revê estratégia de contratação

Estatal define novas estratégias para garantir construção da P-55 e P-57 e resolve antecipar P-56


09/04/2007 03:00
Visualizações: 107

Os processos de seleção para contratação dos serviços de construção das plataformas P-55 e P-57 foram encerrados, por preços excessivos, em janeiro de 2007. Em conseqüência, os processos de contratação dos módulos de geração de energia e compressão de gás de ambas as plataformas foram cancelados.

A Petrobras está definindo novas estratégias para as contratações destas plataformas com o intuito de otimizar os projetos e assim obter melhores condições comerciais. As especificações técnicas estão sendo revisadas e quando estiverem prontas será estabelecida uma nova concorrência para a sua construção, mantidas as políticas de maximização de utilização do mercado nacional, dentro dos critérios de competitividade em prazo, custo e qualidade.

De modo a compensar o atraso no programa de produção de petróleo, a Petrobras decidiu antecipar a construção da plataforma P-56, destinada ao campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. Esta unidade apresenta características muito semelhantes à plataforma P-51, ora em construção para o mesmo campo de petróleo. Assim, a Petrobras está iniciando um processo de negociação com o mesmo consórcio construtor da P-51, para repetir este projeto e otimizar os prazos para sua entrada em operação.

A P-55 será uma unidade do tipo semi-submersível, com capacidade de produção de 180 mil barris diários de petróleo e 4,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, a ser instalada em profundidade de 1.795 metros no campo de Roncador, no litoral norte do Rio de Janeiro. A P-56 será uma unidade do tipo semi-submersível, com capacidade de produção de 100 mil barris diários de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, a ser instalada em local onde a profundidade é de 1.700 metros no campo de Marlim Sul, no litoral norte do Rio de Janeiro. A P-57 será uma unidade estacionária de produção do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading), com capacidade de produção de 180 mil barris diários de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, a ser instalada no campo de Jubarte, litoral do Espírito Santo, em profundidade de 1.246 metros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13