Refino

Petrobras quer acima de 50% de refinaria americana

Valor Econômico
01/02/2006 02:00
Visualizações: 265

A Petrobras espera concluir ainda este ano a compra de parte em uma refinaria nos Estados Unidos. A empresa negocia a compra da Pasadena Refining System Inc., no Texas, controlada pelo grupo Astra, da Bélgica.

Com isso, a estatal entrará no mercado americano como exportadora de petróleo e produtora de combustíveis no maior mercado do mundo. Segundo o gerente executivo da área de Abastecimento da Petrobras, Alan Kardec, no atual estágio a companhia discute a participação no negócio. "Ainda temos algumas questões para fechar. Temos interesse de comprar, eles têm interesse de vender e estamos discutindo algumas questões", disse Kardec.

O executivo explicou que entre os pontos discutidos está a participação societária. "Eles querem vender 50% e nós queremos comprar um pouco mais, para ter a gestão", disse.

Hoje, a unidade tem capacidade de processar 100 mil barris de petróleo ao dia, mais o estudo de viabilidade da compra, feito pela Petrobras, prevê a adaptação da refinaria para que ela possa processar dois terços de petróleo pesado, como o produzido no Brasil. Ela vai atingir a auto-suficiência em 2006.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20